Por Mary Ribeiro
Algumas manchas na pele podem surgir devido ao contato com substâncias cítricas, por exemplo, e não causam maiores problemas, mas existem casos em que as manchas podem significar algo mais grave, como umadermatite.
Conhecida também como eczema, essa doença provoca a inflamação da pele, criando manchas avermelhadas com inchaço e descamação. Algumas pessoas ainda podem ter coceira, bolhas, secreção e até feridas nas áreas da pele afetadas.
Existem dois tipos de dermatite: a aguda e a crônica. O primeiro acontece quando a pele tem contato com alguma substância agressiva, como ácidos, causando manchas instantâneas. O tipo crônico ocorre quando a pele entra em contato frequente com substâncias menos agressivas, levando ao surgimento das lesões em longo prazo.
A dermatite não é transmissível e atinge pessoas de todas as idades, porém, é mais comum nos jovens. O problema não tem cura, mas pode ser controlado através do tratamento com pomadas de uso local ou remédios via oral. Manter a pele bem hidratada também é importante para combater o problema.
Vale lembrar que as manchas na pele também podem ser sintomas de outras doenças – como a hanseníase. Por isso, é extremamente importante consultar um dermatologista para verificar as causas do problema e definir um tratamento adequado.
Você pode acessar a Rede Credenciada Vale Saúde e encontrar o médico mais próximo de você para marcar uma consulta.
Fonte: Blog Vale Saúde