Preso teria tido atendimento médico negado pelos agentes, diz família. Seds investiga as causas da morte.
Um detento de 32 anos foi encontrado morto, na noite desta quarta-feira (17), na Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares (MG). Familiares do preso informaram ao G1 que Alan Junior Pereira Gomes sofria de tuberculose e o atendimento médico teria sido negado pelos agentes penitenciários.
Em nota, a Secretaria de Estado de Defesa Social informou que o preso chegou a ser encaminhado ao Hospital Municipal de Valadares na terça-feira (16), porque reclamava de fortes dores de cabeça. Ele foi medicado e retornou a penitenciária. O órgão não confirmou que ele tinha tuberculose, como relatou a família.
Ainda de acordo com a Seds, os agentes penitenciários faziam uma conferência noturna de rotina quando encontraram o corpo. A causa da morte será apurada e a cela onde ele estava foi isolada por questões de segurança. Dois presos que dividiam o espaço com ele foram retirados.
A unidade instaurou um Procedimento Interno para apurar as circunstâncias do ocorrido e aguarda o resultado da autopsia. O corpo do detento foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Governador Valadares.
Ainda segundo a família, houve um princípio de motim na penitenciária por causa da morte do detento, porém a Seds não confirmou.
Fonte: G1 Vales de Minas