Nas eleições de outubro, o eleitor vai poder votar para presidente, governador, senador e deputados federal e estadual fora do seu domicílio eleitoral. O cadastro começa nesta terça-feira (17) e vai até do 23 de agosto. Em Minas, o voto em trânsito será possível em 18 municípios, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG).
O eleitor deve ir a qualquer cartório eleitoral, apresentar documento oficial com foto e indicar o local onde quer votar. O voto em trânsito pode ocorrer no primeiro, segundo ou em ambos os turnos, nas capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.
Quem estiver fora do país pode votar em trânsito apenas para presidente. O mesmo é válido, por exemplo, para um eleitor de São Paulo ou de outro estado que estiver em Minas Gerais no período da eleição. Lembrando que é preciso se cadastrar previamente.
Se o eleitor estiver no mesmo estado em que o título dele está registrado poderá votar para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.
Em 2014, a transferência podia ser feita para municípios com mais de 200 mil eleitores. Outra novidade das eleições de 2018 é a transferência temporária de eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida para uma seção com acessibilidade. Segundo o TRE, em Minas, são 2.723 seções de fácil acesso e, em Belo Horizonte, 307.
O voto em trânsito é válido para:
-eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no dia da eleição;
-presos provisórios e adolescentes em unidades de internação;
-membros das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros militares e guardas municipais, que estiverem em serviço por ocasião das eleições;
-eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida.
Cidade mineiras com voto em trânsito:
*Belo Horizonte
*Betim
*Contagem
*Divinópolis
*Governador Valadares
*Ibirité
*Ipatinga
*Juiz de Fora
*Montes Claros
*Patos de Minas
*Poços de Caldas
*Pouso Alegre
*Ribeirão das Neves
*Santa Luzia
*Sete Lagoas
*Teófilo Otoni
*Uberaba
*Uberlândia
(Fonte: G1 MG)