Ipiaçi, no Triângulo Mineiro, e Jampruca, no Vale do Rio Doce, têm novos prefeitos que foram escolhidos neste domingo (7), em eleições suplementares realizadas pelo Tribunal Regional eleitoral nas cidades
Em Ipiaci venceu Leandro Luis de Oliveira (PSD) e seu vice Fortunato Antunes de Oliveira (DEM), da coligação “Unidos por uma Ipiaçu melhor”. Eles tiveram 1.564 votos na disputa contra Amilton Amaro Amorim (PR) e Dalyla Costa Amuy (SD), da Coligação “Com a força do povo” e Cesar Aparecido de Lima e Regis de Araújo Tomaz (ambos do PTB). Ipiaçu tem 3.592 eleitores.
Em Jampruca o novo prefeito é Mizael Cabral de Lira (PMDB) e seu vice é José Eustáquio Dias Ferraz (PT), da coligação “Jampruca Voltada para o Futuro”. Eles tiveram 2.159 votos e concorreram contra Geraldo Gomes da Silva e Maria de Fátima Mendes Oliveira, pela Coligação “Juntos por uma Jampruca Melhor” (PRB-PP-DEM-PSDB). Na cidade, 4.030 eleitores foram às urnas.
As eleições foram realizadas porque os prefeitos eleitos em 2012 nos municípios tiveram os mandatos cassados pelo TRE. No caso de Ipiaçu, o então prefeito reeleito Urbino Capanema Júnior (PPS) e de seu vice Antônio Celso Oliveira Júnior (PP) foram cassados por prática de captação ilícita de voto, conduta vedada e abuso de poder econômico. Além da cassação, os políticos foram condenados a pagar multa de 25.000 UFIR’s, cerca de R$ 63 mil, e foram declarados inelegíveis.
O ex-prefeito de Jampruca Renato Vieira Cacique (PTB) e seu vice Adelmo Amâncio Carreiro (PPS) também foram cassados pelo TRE por abuso de poder econômico e dos meios de comunicação, além de captação ilícita de voto. Os dois ainda foram declarados inelegíveis pela Corte.
Em todo o Brasil, nove municípios tiveram eleições suplementares ontem. Além de Ipiaçu e Jampruca, também voltam às urnas para escolher prefeito e vice os eleitores de Indiana (SP), Americana (SP), Jumirim (SP), Bento de Abreu (SP), Água Doce do Norte (ES), Jundiaí do Sul (PR) e Bom Jesus de Goiás (GO).
Fonte: Hoje em Dia | Por Aline Louise