— Por David Ribeiro Jr. —
Teófilo Otoni
Mais um pré-candidato se apresentou oficialmente nesta semana pela ala da DIREITA em Teófilo Otoni. Desta vez trata-se do nome do delegado aposentado e jurista Dr. Jeferson Botelho, que vem pelo partido NOVO, do governador Romeu Zema. A publicação da pré-candidatura do Dr. Jeferson no Instagram foi, inclusive, compartilhada pelo perfil oficial do partido, e até a manhã de hoje já contava com quase 800 curtidas.
LEGITIMIDADE
Ninguém, em boa consciência, teria coragem de negar a legitimidade do Dr. Jeferson disputar o pleito. No início do ano de 2020 ele era considerado o franco-favorito à época, batendo todo e qualquer outro candidato nos cenários avaliados… mas por razões pessoais preferiu se afastar da disputa, abrindo caminho para o então estreante Coronel Marinho. Agora o Dr. Jeferson está de volta, como, aliás, eu já antecipei no editorial que publiquei no dia 21 de março de 2023 (leia aqui). Ou seja: Não é, necessariamente, uma novidade. Já era uma enorme possibilidade, e todo mundo sabia disso — o que, evidentemente, não tira o brilho do anúncio ou a grandeza do seu nome.
IMBROGLIO
A filiação do Dr. Jeferson ao NOVO, o partido do governador Romeu Zema, abre no mínimo uma outra interrogação para os entendidos de política responderem: “Se o Dr. Jeferson está filiado ao Novo, supõe-se que terá o apoio do governador Romeu Zema. Mas o apoio de Zema já não havia sido confirmado ao candidato MARINHO?” — agora sem a designação comandante ou coronel como ele deve usar neste ano.
Afinal, esse anúncio de pré-candidatura pode ser o desenho se formando de uma chapa forte em outubro? Mas se for, quem será, de fato, o candidato a prefeito, e quem aceitará a condição de vice?
Como eu sempre digo: Quem viver, verá!