Em uma ação inovadora no âmbito da cultura e lazer, a administração municipal, sob a liderança do prefeito Daniel Sucupira, promoveu uma manhã de entretenimento no Parque de Exposições (Pampulhinha). No último dia da 43ª Exposição Agropecuária dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus (Expovales), a rede de serviços das Secretarias de Assistência Social e Saúde disponibilizou às crianças e adolescentes atividades recreativas e guloseimas como pipoca, algodão doce e picolé. A Prefeitura ofereceu ainda ingressos para o público infantil usufruir gratuitamente do parque de diversões.
De acordo com a secretária municipal de assistência social, Eliane Moreira, a iniciativa foi também uma oportunidade de divulgar os serviços da área em que atua. “Trouxemos a banca sócio-educativa com os serviços de referência como CRAS, CREAS, informações sobre o Cadastro Único e, o mais importante, o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos que está aqui através de todas as faixas etárias para incentivar o convívio e o fortalecimento familiar”, contou a secretária.
A criançada pôde participar de variadas oficinas, como: pintura facial, arte com balão, florzinhas de jujuba e varal dos direitos e deveres previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família estava a postos com atividades físicas, jogos lúdicos e pinturas de desenhos. “A ideia é oferecer atividades manuais a esta geração que nos dias de hoje tem se envolvido muito com jogos virtuais”, explicou a psicóloga Chams Lauar Colares. A boneca humana Emília, do conto de Monteiro Lobato, também foi uma das atrações para admiração e encanto do público infantil.
Centenas de famílias da cidade e dos distritos próximos circularam pelo parque e pela tenda recreativa da Prefeitura. Uma delas foi Thaís de Souza, que chegou cedo para que as crianças aproveitassem ao máximo. “Este ano foi melhor que no ano passado, pois teve muitos brinquedos de graça. Tem muitos pais que não tem condições de trazer os filhos para se divertirem por causa do preço dos brinquedos. Por isso, parabenizo a atual administração pela iniciativa. Nota dez mesmo”, destacou a teófilo-otonense.
O garoto Kaique Batista, nove anos, esteve pela primeira vez num parque de diversões. Ele estava acompanhado por uma tia e um grupo de moradores do Distrito de Pedro Versiani. Com o ingresso doado pela Prefeitura, Kaique pôde experimentar a sensação de ir no carrinho bate-bate. “Foi o segundo brinquedo que pude conhecer. E de graça. Estou muito feliz”, revelou o menino.
Em paralelo às atividades voltadas para as crianças, a Secretaria de Cultura promoveu uma tenda para apresentações musicais como uma opção a mais de lazer ao público. Segundo o assessor de cultura, Emerson Vogel, tanto artistas da cidade quanto dos distritos tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos. “Cada artista pôde divulgar seu trabalho e se apresentar com duas ou três músicas, numa forma de valorizarmos a cultura da nossa região”, ressaltou.
O cantor e compositor Veinho Gordo, do Distrito de Mucuri, foi o primeiro a subir no palco cultural. “Fiquei muito satisfeito com o convite e com minha apresentação também. Agradeço à administração do prefeito Daniel Sucupira pelo apoio que vem dando nos distritos na área cultural em tão pouco tempo de governo”, declarou o cantor.
O atrativo musical da Secretaria de Cultura foi encerrado pela Banda Cangaceiros do Mucuri, com muito forró pé de serra, xote e canções tradicionais do nordeste brasileiro.
(PMTO)