De acordo com o que prevê a Lei Orgânica do Município de Teófilo Otoni, a Câmara Municipal promoveu na manhã deste domingo (1/janeiro/2017) a sessão solene para instalar a Legislatura 2017–2020. Ainda como prevê a Lei, a sessão foi oficialmente aberta pelo vereador mais votado no último pleito eleitoral, Northon Neiva Diamantino (PMDB), que obteve 1696 votos em 02 de outubro do ano passado.
Veja, no slideshow a seguir, flagrantes dos 19 vereadores que tomaram posse na Câmara Municipal, sendo a maioria enquanto assinavam o termo de posse:
Eleição da Mesa Diretora
Uma vez que os 19 vereadores tomaram posse, passou-se, então, como é de praxe nessas ocasiões, à eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, ou seja, à definição dos cargos de presidente, vice-presidente e primeiro(a)-secretário(a) da Casa.
Seis vereadores haviam registrado candidatura à Presidência: Fábio Lemes (PTdoB), José Roberto Cajaíba (PPS), Dedeu Baterias (PSD), Gilson Ferreira Gonçalves (Gilson Dentista – PP), Marcinho da Serraria (PTC) e o professor Felipe Barbosa (PTB). Desses, os quatro últimos retiraram a candidatura alegando a necessidade de coesão e de consenso no Poder Legislativo. Assim, permaneceram na disputa apenas Fábio Lemes e José Roberto Cajaíba. Cajaíba, por sua vez, justificou a atitude — de não retirar a candidatura — explicando que, desde o início do pleito eleitoral no ano passado, se comprometeu com os seus eleitores de que seria candidato à Presidência, e, por isso, não poderia declinar do compromisso assumido.
A votação foi nominal e aberta. Isso implicava em que cada um dos 19 vereadores fosse à frente para declarar o seu voto, embora não seja necessária nenhuma justificativa. Ao final da disputa, Fábio Lemes foi declarado vencedor com 18 dos 19 votos dos vereadores empossados.
Para os demais cargos o consenso foi geral. Mantida apenas a candidatura do vereador João Paulo (PSDB) à Vice-Presidência, a eleição do seu nome se deu por aclamação. Do mesmo modo, mantida apenas a candidatura do vereador Gabriel Gusmão (PTdoB) ao cargo de primeiro-secretário, sua eleição também se deu por aclamação.
(Por David Ribeiro Jr. | Cobertura fotográfica: Paraíba)
…………………………….