É hora de se vacinar contra a gripe!‏

É hora de se vacinar contra a gripe!‏

O “dia D” de vacinação contra a Influenza começa neste sábado, a partir das 9 da manhã, no PSF São Cristóvão.

O ‘Dia D" de vacinação contra a Influenza em Teófilo Otoni, será neste sábado,dia 30 de abril, no PSF do São Cristóvão - Foto: Alan Rodriges
O ‘Dia D” de vacinação contra a Influenza em Teófilo Otoni, será neste sábado,dia 30 de abril, no PSF do São Cristóvão – Foto: Alan Rodriges

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deste ano vai começar. O período de vacinação vai de 30 de abril a 20 de maio de 2016, sendo 30 de abril, o dia de mobilização nacional, o dia “D” em Teófilo Otoni.

 O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo da campanha. A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários.        
Agora,, vamos esclarecer algumas dúvidas:

 O que é influenza?            
Comumente conhecida como gripe, a Influenza, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e que desaparece sozinha.

Quais são os sintomas da influenza? 
Os sintomas são repentinos e incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, dor muscular, e falta de apetite. Alguns sintomas respiratórios também podem ocorrer como tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e os sintomas podem persistir por alguns dias, A febre o sintoma que merece mais atenção.

Qual a forma de Transmissão? 
Os vírus influenza são transmitidos  por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Por isso é muito importante cuidado ao tossir ou espirrar. 

Quais são os tipos de Influenza?         
Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C.    
O vírus influenza “C” causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias;          
O vírus influenza “A” e “B” são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o  influenza “A” responsável pelas grandes pandemias;            
O vírus influenza “A” é classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza “A”, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza ”A” de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

E os resfriados?    
O resfriado é causado por diversos outros tipos de vírus, têm sintomas parecidos, porém muito mais leves, suaves e com menor duração como tosse, dor de garganta, dor no corpo, coriza, etc.

Por que a campanha começa agora?             
Porque esse é um período crítico de mudança de estação, estamos próximos do inverno e segundos dados do Ministério da Saúde, até o dia 19 de março, já foram registrados 46 óbitos por H1N1 em todo o país, 10 mortes a mais do que no ano passado inteiro, quando 36 morreram pelo vírus.

A vacina é eficaz? 
Sim, em cerca de 89% dos casos, desde que tomada na época adequada.

A vacina é segura?           
Sim e usada em todo o mundo sem reações colaterais graves.

Quando começa a fazer efeito a vacina contra gripe ?     
Cerca de 15 dias após a vacinação já começam a surgir os anticorpos que darão a proteção contra a gripe. A proteção máxima é atingida após aproximadamente 45 dias.

Por quanto tempo dura a imunização pós vacina ?           
Como o vírus da gripe sofre mutação a cada ano, o tempo de duração da vacina é de 1 ano.             
A vacina contra gripe pode causar gripe ?   

Não. A Vacina contra gripe é uma vacina inativada e fracionada. Os vírus estão mortos e replicados, e não podem se reproduzir dentro do organismo das pessoas vacinadas. 

Por que algumas pessoas mesmo a vacinação ficam doentes?           
A Vacina contra gripe protege da gripe, porém, não protege dos resfriados e outras infecções que também ocorrem no inverno com sintomas parecidos. Cerca de 10% dos indivíduos vacinados podem ter gripe de uma forma mais branda.

Antigripal cura a gripe ?  
Os antigripais não previnem nem curam a gripe. Eles podem, em alguns casos, diminuir os sintomas, em outros casos, não fazem nenhum efeito.

Quem pode se vacinar na rede pública?       
– Adultos e crianças a partir dos seis meses de idade com doença pulmonar ou cardiovascular crônicas e graves, insuficiência renal crônica, diabetes melito insulino-dependente, cirrose hepática e hemoglobinopatias;           
– Adultos e crianças com seis meses de idade ou mais, imunocomprometidos ou HIV-positivos;       
– Pacientes submetidos a transplantes;                         
– Pessoas de 60 anos e mais;      
– Crianças com mais de 6 meses de vida até 5 anos; 
– Mulheres em período gestacional ou pós parto, no chamado “resguardo”;         
– Grupos especiais: Indígenas e privados de liberdade;         
– Pessoas com condições médias que estão associadas com um risco aumentado de complicações pela gripe; 
– Profissionais de saúde e familiares que estejam em contato com os pacientes mencionados anteriormente;

 Como se proteger da Influenza? 
Para se proteger da gripe, não é preciso muito. A chamada “etiqueta da gripe” é uma medida simples porém importante para evitar a disseminação da doença:

1- Lave bem as mãos; 
2- Use sempre lenços de papel, e após o uso os jogue imediatamente no lixo;
3- Evite tocar no rosto;
4 – Evite compartilhar objetos de uso pessoal. A transmissão do vírus da gripe também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

 Então não podemos esquecer, o ‘Dia D” de vacinação contra a Influenza será neste sábado,dia 30 de abril, no PSF do São Cristóvão.

(ASCOM-PMTO)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.