— Por David Ribeiro Jr. —
Em outubro de 2017 o mundo todo comemorará os 500 anos da Reforma Protestante iniciada na Alemanha por Martinho Lutero. A Reforma Protestante, que abriu as portas para o movimento evangélico na Europa, e depois para todo o mundo, foi um divisor de águas entre uma época em que tudo era proibido para uma época em que a prática da religião passou a ser vista com base no ensinamento bíblico de Jesus Cristo.
Para discutir a importância história, cultural, sociológica, política e econômica da Reforma Protestante, eu tive a oportunidade de entrevistar, no Programa Personalidade, da TV Imigrantes, o Pastor Fabrício Sobrosa Iung, da Igreja Luterana em Teófilo Otoni.
Durante o nosso bate-papo, o Pastor Fabrício explicou que a Reforma ocorreu na ocasião oportuna. Aquele era o melhor momento para que a Reforma se destacasse. Johannes Gutemberg havia anunciado a sua imprensa há pouquíssimo tempo, mas a produção de impressos estava a toda a velocidade criando uma outra revolução no mundo — que foi a revolução da informação.
O Pastor Fabrício aproveitou, também, para comentar um pouco sobre as motivações que levaram o então monge Martinho Lutero a fazer o que fez: desencadear a Reforma. O reverendo comentou, ainda, sobre a extensa programação de comemoração dos 500 anos da Reforma em Teófilo Otoni.
Vale muito a pena acompanhar o bate-papo, que você pode assistir no vídeo abaixo: