O poço artesiano é uma das principais alternativas utilizadas para a captação de água em municípios localizados nas regiões que sofrem com o período de seca e estiagem. Em Padre Paraíso, no Vale do Jequitinhonha, as comunidades de Posseiros e de Lagoa passaram a contar no último fim de semana com a melhoria. O apoio do deputado Neilando Pimenta (PP) junto ao Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) e a Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (CEMIG) tornou possível a benfeitoria.
Os poços foram perfurados no ano passado por meio do Plano de Urgência para Enfrentamento. “Conseguimos viabilizar a energização dos dois poços artesianos que vão atender famílias das comunidades de Padre Paraíso. Sabemos das dificuldades enfrentadas com a seca e, mais ainda, da importância dos poços para a população. Estamos empenhados em atender as demandas dos Vales”, afirmou Neilando Pimenta.
O prefeito de Padre Paraíso, Valmir Silva Costa, o Miquinho, esclareceu que a capacidade de vazão de água por hora dos poços são 1.930 litros na Comunidade de Lagoa e 12.345 litros na Comunidade de Posseiros. “Sem energia os poços não captam água, por isso estamos muito contentes com a conquista da energização, graças ao intermédio do deputado. O acesso à água é fundamental para todos e vai ajudar as famílias da localidade”, disse Miquinho.
A energização intermediada por Neilando Pimenta foi atendida por meio do gerente de relacionamento da Cemig/Teófilo Otoni, Wander Lister, do analista da Cemig, Marcelo Foureaux, da gerente do Programa Água para Todos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor), Shayonara Araújo Ferreira, e da analista da Sedinor, Priscila Nobre.