Após aproximadamente cinco meses de qualificação e desenvolvimento de atividades, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e servidores do Ministério Público do Trabalho (MPT) realizaram o encontro de culminância do Projeto “Resgate a Infância: Erradicação do Trabalho Infantil”. O evento aconteceu no auditório da CDL, no dia 09/11, reunindo a comunidade escolar da rede municipal de ensino envolvida no projeto.
O programa foi proposto pelo MPT para, em parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni, se combater a exploração do trabalho infantil. Dentro desta perspectiva, uma série de atividades foi implementada nas escolas tendo em vista a reafirmação de que é direito de toda criança o lazer, o estudo e o não-trabalho. Os educadores receberam orientações sobre como diagnosticar situações de trabalho infantil, foi desenvolvido um concurso de poesia, conto e desenho entre os alunos e outras ações de sensibilização da comunidade escolar para a temática.
O encontro final do Projeto Resgate a Infância foi o momento de as escolas apresentarem o resultado da iniciativa ao longo de quase três meses trabalhando a temática não só junto aos discentes como à comunidade onde estão inseridas. O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho e a procuradora do MPT, Isabela Filgueiras, dentre lideranças na área da infância e juventude do município participaram do evento. Na ocasião, houve mostra de vídeos dos trabalhos produzidos pelos alunos, relatos de educadores a respeito do impacto do projeto na comunidade escolar, entrega de certificados e premiação dos seis alunos vencedores no Concurso MPT na Escola. Outros três prêmios foram sorteados entre as escolas participantes para que a direção fizesse o mesmo entre os estudantes.
Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia homenageou as escolas Nossa Senhora Aparecida e Geraldo Leão Lopes pela atuação de destaque na 4ª Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada no primeiro semestre deste ano.
(Fonte: ASCOM PMTO)