— Por David Ribeiro Jr. —
Na segunda-feira (11/02) foi inaugurada a Incubadora de Negócios de Teófilo Otoni (INTO), uma iniciativa conjunta do Sindcomércio, do SEBRAE e do Instituto de Ciência, Engenharia e Tecnologia (ICET) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).
A Incubadora de Negócios Teófilo Otoni visa fomentar a inovação incentivando empreendimentos de startups com o propósito de alavancar o desenvolvimento tecnológico em busca do surgimento de novos negócios.
O coordenador de Inovação do Sindcomércio, Bruno Scapellato, explicou que o lançamento da incubadora é importante não apenas para Teófilo Otoni, mas para todo o Vale do Mucuri. Bruno lembrou que Minas Gerais é hoje o segundo estado mais inovador do Brasil — só ficando atrás de São Paulo, que tem uma realidade muito diferente da nossa —, e agora Teófilo Otoni, através desta iniciativa que foi iniciada pelo Sindcomércio com o apoio da Universidade Federal, e agora também do SEBRAE, quer fazer parte deste ecossistema.
Já o gerente regional do SEBRAE, Rogério Fernandes, disse ser fundamental para o empreendedorismo regional o lançamento desta incubadora. Rogério lembrou que naquela mesma manhã o SEBRAE participou, ao lado da Prefeitura, de um programa de educação empreendedora para mais de 400 alunos da Rede Municipal de Ensino. Para ele, a incubadora será o lugar onde os alunos que forem devidamente estimulados poderão incubar os negócios que certamente surgirão desta nova mentalidade empreendedora que está sendo estimulada. Rogério Fernandes lembrou que a INTO receberá empresas iniciantes, mas em estágio mais avançado, em estado de refinamento, de ajustamento jurídico, de ajustamento de mercado para empresas cuja ideia já se provou viável, mas que precisa de um ambiente para a sua devida maturação. Esse ambiente é a INTO.
O professor Carlos Henrique Alexandrino, coordenador do projeto da INTO na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, ouvido pelo minasreporter.com, disse que, com a INTO, podemos sonhar com algo grande vindo por aí. “A ideia de trabalhar com um projeto de incubação em nosso campus visa criar um polo tecnológico que resulte na geração de empregos na região, ao mesmo tempo em que pretendemos melhorar a relação da universidade com a comunidade integrando as cidades da região neste projeto. Hoje é apenas o pontapé inicial, mas estamos confiantes de que vamos crescer e nos destacar muito ainda”, afirmou.
Por sua vez o presidente do Sindcomércio, Iêsser Anis Lauar, deixou claro que a diretoria do Sindcomércio sempre norteou o desenvolvimento regional e uma das ideias mais efetivas é que a inovação é a única forma e o único passaporte para a sustentabilidade dos negócios na área do comércio. “Por isso estamos investindo há dois anos em parceria com a Universidade Federal, depois com o SEBRAE também, para criar a nossa incubadora; e hoje estamos inaugurando a nossa incubadora depois da primeira seleção e treinamento das startups incubadas. Estamos olhando com bons olhos para o que está acontecendo. Temos jovens inovadores, empreendedores, e temos certeza de que aqui eles criarão soluções inovadoras que resultarão em empregos e desenvolvimento para a nossa região”.
Também apoiando a inauguração da Incubadora, o prefeito Daniel Sucupira disse que se sentia feliz de estar participando de um momento tão importante para o despertar da nossa juventude de Teófilo Otoni com perspectivas para o mercado de trabalho. “A nossa administração tem apoiado o Spark Week, bem como todas as iniciativas em prol do desenvolvimento tecnológico. Acabamos de sair da sala de aula onde estivemos capacitando cerca de 400 professores em educação empreendedora. Todas essas bandeiras tem o apoio da Prefeitura e da nossa Administração”, finalizou.