Escolas da rede municipal de ensino de Teófilo Otoni foram homenageadas pelo desempenho alcançado no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado este ano pelo Ministério da Educação. A homenagem partiu da Prefeitura Municipal, através da entrega de um certificado aos gestores das escolas contempladas.
Criado em 2005, o Ideb visa mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar, ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica. A avaliação é feita a cada dois anos, com turmas que estão nas etapas ímpares do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
O cálculo do Ideb obedece à seguinte fórmula: as notas das provas de língua portuguesa e matemática são padronizadas em uma escala de 0,0 a 10,0. Depois, a média dessas duas notas é multiplicada pela média (harmônica) das taxas de aprovação das séries da etapa (anos iniciais, anos finais e ensino médio), que, em percentual, varia de 0 a 100.
Cada escola deve partir de metas individuais para reduzir as desigualdades em termos de qualidade educacional. De acordo com o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho, um número significativo de escolas locais não só atingiram uma boa pontuação no IDEB como até ultrapassaram a meta proposta. “Para exemplificar, se uma escola obteve 3,3 em 2017, para o próximo ano ela deveria estabelecer um valor acima deste como meta, ou seja, a ideia é que esta pontuação cresça cada vez mais até atingir o ideal que, por enquanto, dentro da realidade brasileira, está em torno de 6,3”, explicou Godinho.
Seis instituições municipais da zona urbana e rural que se enquadraram nessas condições foram agraciadas com um certificado de reconhecimento. Na ocasião, o prefeito Daniel Sucupira e o secretário da pasta da Educação também valorizaram os resultados obtidos pelas escolas que não atingiram a meta. “Tivemos casos em que o objetivo não foi alcançado, mas, independente disso, a escola obteve um desempenho melhor que no Ideb anterior. Elas mereceram um certificado por Destaque. Houve casos até de a mesma escola receber os dois certificados”, contou Godinho.
De acordo com ele, um dos pontos positivos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é seu potencial de incentivar toda a equipe escolar a buscar por uma educação cada vez mais de qualidade. “O princípio do Ideb é que o aluno aprenda e avance nas séries seguintes. Então, o desempenho que obtivemos na nossa rede de ensino mostra que as escolas municipais estão fazendo um trabalho muito concentrado e que estamos no caminho certo”, resumiu o secretário.
Pontuação Escolas Municipais no Ideb 2017:
* Escola Municipal Agrícola Geraldo Leão Lopes
Meta Projetada: 4,3
Nota Alcançada: 4,4
* Escola Municipal Agrícola Inácio Pereira Guimarães
Meta Projetada: 4,8
Nota Alcançada:5,1
* Escola Municipal Doralice Arruda
Meta Projetada: 6,0
Nota Alcançada: 6,2
* Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso
Meta Projetada: 4,5
Nota Alcançada: 5,1
* Escola Municipal Teodolindo Pereira
Meta Projetada: 5,9
Nota Alcançada: 6,7
* Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida
Meta Projetada: 4,1
Nota Alcançada: 4,5
* Escola Municipal Irmã Maria Amália
Meta Projetada: 6,7
Nota Alcançada: 6,6
* Escola Municipal Maria Ramos
Meta Projetada: 5,7
Nota Alcançada: 5,5
(Fonte: ASCOM PMTO)