Por Mary Ribeiro
Naqueles momentos de tensão ou de espera, em que não há nada melhor do que uma boa alongada no pescoço, uma sacodida nos pés, chega a ser irresistível estalar os dedos… Parece que relaxa, não é? Tem gente que transforma o ato em um hábito corriqueiro e, às vezes, até uma mania mesmo, e afirmam que a sensação e o som são “viciantes”. Mas, afinal, isso faz mal?
Em primeiro lugar, vamos explicar o motivo pelo qual esticar as juntas dos dedos causa um ruído – o som nada mais é que a liberação de uma bolha de ar do fluido que existe entre as articulações, chamado líquido sinovial, que está lá para protegê-las. Ao fazer pressão e separar esse gel, o selo do fluido sinovial é quebrado, liberando seus gases, e é esse o causador do som do estalo. O mesmo ocorre com todas as suas articulações, desde o pescoço até a coluna. Em cerca de 20 ou 30 minutos o selo será restaurado, o gás será dissolvido novamente no fluido, e só então você ouvirá o ruído ao esticar os dedos.
Algumas pessoas têm a “habilidade” de estalar mais ou menos partes do corpo, mas isso se deve a características de seus corpos, como articulações mais afastadas, e não necessariamente um problema. Fique tranquilo, também não é seu osso batendo contra outro osso que causa o “TREK, TREK”.
Pesquisas mostram que o hábito não causa artrite, artrose ou mesmo engrossa os dedos, como as avós costumavam dizer quando éramos pequenos. Estas doenças são causadas por diversos motivos e podem ser evitadas levando uma vida saudável, praticando exercícios e mantendo uma boa alimentação. Tampouco o hábito pode causar algum dano aos ligamentos dos dedos, a não ser que você esteja fazendo força de forma exagerada. Neste caso, procure se acalmar com outras atividades e liberar a tensão com alongamentos mais completos.
Conclusão: se você tem essa mania, pode ficar tranquilo que não vai te causar nenhum dano. Agora, se estiver sentindo dores e surgir alguma dúvida, não deixe de consultar um Reumatologista.
Fonte: Blog Vale Saúde