Uma explosão no bairro histórico de Sultanahmet na cidade turística de Istambul, na Turquia, matou ao menos 10 pessoas e feriu outras 15 na manhã desta terça-feira, informou o governo.
A causa da explosão ainda está sendo investigada, mas o canal de televisão estatal TRT informou que provavelmente ela foi causada por um suicida.
Segundo o canal de televisão NTV, a explosão, que pôde ser ouvida em diversos outros bairros, aconteceu perto de um parque onde tem o marco do obelisco e próximo da basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul. A polícia fechou a região e impediu a aproximação de pessoas, em caso de uma segunda explosão.
O bairro de Sultanahmet é uma das principais regiões turísticas da cidade. Além da Mesquita Azul, o local possui também o Palácio de Topkapi. A Turquia sofreu dois grandes atentados a bomba no ano passado, ambos atribuídos ao grupo Estado Islâmico. Mais de 30 pessoas foram mortas em um ataque suicida na cidade de Suruc, perto da fronteira da Turquia com a Síria, em julho. Após a explosão, a Alemanha alertou seus cidadãos para evitar multidões e atrações turísticas em Istambul.
O Ministério de Relações Exteriores alemão advertiu em seu site que “novos atos de violência e ataques terroristas são esperados por toda a Turquia”. Além disso, a Alemanha pediu para que os viajantes fiquem longe de manifestações e aglomerações, principalmente nas grandes cidades. Fonte: Associated Press.