Fábio Ramalho organiza degustação de queijo em protesto por apreensão em estande no Rock in Rio

Fábio Ramalho organiza degustação de queijo em protesto por apreensão em estande no Rock in Rio

A Vigilância Sanitária descartou 160 quilos de queijos artesanais do estande da chef Roberta Sudbrack no Rock in Rio. Após a ação dos fiscais e um prejuízo de R$ 400 mil, a chef fechou o estande

O deputado federal Fábio Ramalho promove degustação de queijos artesanais em defesa do queijo de Minas Gerais | (foto: Câmara dos Deputados)

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho (PMDB-MG), disse ontem, terça-feira (19), que promoverá hoje (20) uma degustação de queijos artesanais mineiros no gabinete da presidência em protesto contra ação da Vigilância Sanitária que descartou cerca de 160 quilos do produto da cozinha da chef Roberta Sudbrack, no Rock in Rio.

A agência promoveu inspeções em vários estandes do festival no fim de semana. Segundo Roberta, eleita em 2015 a melhor chef mulher da América Latina, os queijos artesanais foram descartados por não terem selo de inspeção fiscal.

“Antes de chegar ao Rock in Rio, eles passaram por uma transportadora e por dois aeroportos, tudo com nota fiscal. Eu não os trouxe na mala do carro de forma irregular”, disse a chef, em entrevista ao G1. Após a ação e um prejuízo estimado em R$ 400 mil, ela decidiu fechar o estande.

O deputado classificou a ação da Vigilância Sanitária como o “embate do queijo”. “Os mineiros choraram vendo aqueles queijos sendo jogados fora”, declarou o deputado, que costuma oferecer almoços e jantares aos colegas no apartamento funcional e no gabinete.

“Desde criança eu sempre comi queijo e nunca adoeci ou morri, nem nunca ouvi falar de alguém que morreu por comer queijo”, disse. “Assim como a vaca é sagrada para os indianos, o queijo é sagrado para os mineiros”, afirmou o deputado.

A intenção do parlamentar é angariar apoio para acelerar uma proposta de lei que tramita na casa que regulamenta a produção de queijos naturais. Isto porque, hoje, o produto não tem selo de Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Segundo a assessoria do peemedebista, serão degustados seis queijos de sete regiões de Minas Gerais.

Além dos deputados, participarão do encontro chefs de cozinha de Brasília, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) e o Secretário de Agricultura de Minas Gerais, Pedro Leitão.

Roberta Sudbrack foi convidada para participar do evento mas, segundo a assessoria de Fábio Ramalho, ela não confirmou presença.

Em seguida, o deputado disse que deverá levar amostras dos produtos para o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), no Palácio do Planalto. Maia está ocupando interinamente o cargo de presidente da República enquanto Michel Temer está nos Estados Unidos para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU).

(Por Alessandra Modzeleski | G1 Brasília)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.