A companhia Vitória Alimentos, instalada em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, vai dobrar o seu quadro de colaboradores. A empresa anunciou nova etapa de expansão, com aporte de R$ 3 milhões, para que pelo menos 35 novos postos de trabalho sejam criados. A previsão é de que os investimentos tenham início no segundo trimestre deste ano e sejam concluídos em dezembro de 2023.
Aliada aos estímulos promovidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais e também pelo município, a expansão da fabricante de biscoitos também vai incrementar a atividade econômica local e regional.
Conhecida como Confeitaria Vitória, a empresa atende principalmente o mercado varejista. Além de estabelecimentos de Minas Gerais, comercializa para supermercados da Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Na linha de produção estão biscoitos como os de polvilho, casadinho e rosquinhas.
Crescimento
De acordo com o diretor comercial da companhia, Rodrigo Pimentel, mesmo no contexto da pandemia, as oscilações do mercado foram pequenas, o que permitiu a consolidação do processo de crescimento. Para a expansão, ele destaca que, atualmente, o estado possui uma economia pujante, onde é possível encontrar excelentes oportunidades de negócios, de maneira mais ágil e descomplicada.
“Nós percebemos que, com a participação da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), ganhamos em representatividade empresarial perante o processo de validação no Estado”, afirma. Este primeiro contato da empresa com a agência, segundo ele, teve um retorno que superou as expectativas.
Os trabalhos para a expansão serão divididos em duas etapas. Na primeira, o objetivo é construir um galpão para instalação de uma nova unidade. Os investimentos, segundo o diretor comercial, também serão destinados para a preparação e adequação das instalações de máquinas, equipamentos e ferramentais. Já na segunda etapa, o planejamento é implementar outras duas linhas de produção.
Ambiente de negócios
De acordo com o diretor-presidente do Indi, Thiago Toscano, a expansão da Vitória Alimentos representa importante ganho econômico e social com a geração de mais empregos diretos e indiretos.
“Governador Valadares tem uma posição logística muito importante para empresas de varejo. Além disso, é possível destacar a oferta da mão de obra qualificada, o ambiente da cidade e a qualidade de vida. Esses são apenas alguns fatores preponderantes que tornam o município apto para atração de investimentos. O novo aporte da Confeitaria Vitória reforça todos esses pontos. A partir de Valadares, a empresa conseguirá ser cada vez mais competitiva para atingir todo o mercado brasileiro”, observa Toscano.
Ainda segundo o diretor-presidente do Indi, o setor de alimentos tem atraído muitos investimentos para Minas Gerais nos últimos anos, sobretudo em função das boas condições oferecidas pelo Governo do Estado, principalmente com relação à desburocratização e padronização dos tratamentos tributários.
O Indi também tem trabalhado na prospecção de empresas que complementem a cadeia de alimentos, incentivando a produção de insumos ou de embalagens para o setor, de modo a tornar a produção regional cada vez mais competitiva.
“É uma agência que sempre encontramos de portas abertas e com grande disponibilidade no acolhimento às nossas demandas”, avalia o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, sobre a atuação do Indi junto ao município. Segundo ele, a indústria e comércio de alimentos representam áres estratégias para a economia e, nesse contexto, é sempre muito importante que quando uma empresa se coloca na condição de aumentar a oferta de postos de trabalho, pois representa mais produção, mais renda e mais desenvolvimento.
(Fonte: Agência Minas Gerais)