Falta de energia elétrica obrigou remoção de pacientes do Hospital Santa Rosália

Falta de energia elétrica obrigou remoção de pacientes do Hospital Santa Rosália

A situação deixou parentes e familiares dos pacientes internados em pânico

Durante parte da tarde e noite do último domingo o Hospital Santa Rosália ficou sem energia elétrica, obrigando a remoção de pacientes para outras unidades. A energia elétrica só foi religada por volta das 2h20min da madrugada de segunda-feira (22) — foto: Reprodução

— Por David Ribeiro Jr. —

Na noite do último domingo (21/08) a comunidade hospitalar do Hospital Santa Rosália viveu um momento de verdadeiro drama — e pânico. Durante grande parte da tarde o hospital ficou sem energia elétrica por causa de um transformador interno que queimou. O gerador interno chegou a ser acionado, mas também apresentou problemas e deixou o hospital sem energia em definitivo — o que causou todo o pânico em pacientes, familiares e acompanhantes.

De acordo com o agente de Relacionamento da Cemig, Wander Lister de Carvalho Sá Júnior, tão logo a Cemig foi informada da ocorrência, enviou os seus técnicos para dar suporte ao hospital, mas o problema era em um gerador interno. Segundo Wander Lister, todos os procedimentos foram adotados por parte da Cemig para ajudar na solução do problema, mas o retorno da energia internamente dependia de um novo transformador (no hospital).

Diante do problema, vários pacientes — principalmente aqueles em estado mais grave — foram removidos emergencialmente para outras unidades médico-hospitalares da Cidade: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Unimed, Hospital Philadelfia, Hospital Bom Samaritano e até mesmo para a vizinha cidade de Itambacuri. O SAMU, com toda a sua logística, e ambulâncias diversas foram convocados para auxiliar nesse transporte.

O diretor técnico do Hospital Santa Rosália, Dr. Cícero Saraiva Santana, mobilizou grande parte das demais unidades médico-hospitalares para apoiar o HSR. Segundo ele, além da transferência de pacientes, também foram encaminhados medicamentos e equipamentos que precisam ser mantidos sob refrigeração intensa, para outras unidades médico-hospitalares da cidade.

Por volta das 2h20min da madrugada da segunda-feira, 22, foi substituído o transformador interno, o que possibilitou o restabelecimento do fornecimento de energia.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.