Revelada no início do ano, logo após o sedã, a versão perua do Tipo foi apresentado ao público no Salão de Paris. Terceiro modelo da linha, o Tipo SW ainda tem como novidade uma combinação única no conjunto mecânico: motor 1.6 diesel de 120 cv e câmbio de dupla embreagem DCT.
Com 4,57 metros de comprimento, o Tipo SW tem capacidade de 550 litros no porta-malas, que podem chegar a honestos 1.650 litros com os bancos rebatidos. Os principais rivais serão o Dacia Logan MCV e as versões mais baratas da Renault Megane Estate.
Disponível em quatro versões (Tipo, Pop, Easy and Lounge) a perua terá os mesmos motores da versão cinco portas: 1.4 de 95 cv e 1.4 T-Jet de 120 cv a gasolina, além dos propulsores diesel 1.3 MultiJet de 95 cv e 1.6 Multijet 120 cv.
Embora já sejam conhecidas do público, as três variações (hatch, sedã e perua) estavam expostas no estande da Fiat, que ao vivo parecem ser maior que nas fotos e agradam pelo porte (mais imponente que o Linea, por exemplo) além de chamar a atenção pelo bom nível de acabamento (inclusive com espuma macia no painel e console central que remete a Toro) e amplo espaço interno.
Todavia, se havia uma esperança de que o Tipo fosse lançado por aqui, a Fiat jogou por água abaixo negando o lançamento da linha no Brasil. Seria uma boa oportunidade para a marca tentar recuperar espaço no segmento médio.
(Carplace)