O atacante Fred mostrou o faro de artilheiro que o acompanha desde o início de sua carreira e fez dois gols no triunfo do Cruzeiro sobre o Vitória, por 3 a 0, no Mineirão, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele chegou a 142 tentos em 258 partidas na competição, sendo o maior goleador da era dos pontos corridos e o quarto em todas as edições da elite nacional.
No jogo desta quarta-feira, a comissão técnica do Cruzeiro observou atletas pouco aproveitados no elenco, casos do lateral-direito Ezequiel, do lateral-esquerdo Patrick Brey, do volante Ederson e do atacante David. Em contrapartida, Fábio, Edilson, Ariel Cabral, Thiago Neves e Barcos ganharam descanso.
Com a vitória, o Cruzeiro chegou a 52 pontos no Brasileiro, mas permaneceu na oitava posição, já que o Atlético-PR venceu o Corinthians por 1 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, e alcançou 53. No próximo domingo, às 17h, a Raposa fará sua despedida do Mineirão em 2018 diante do Flamengo, pela 37ª rodada. Antes, às 13h30, haverá encontro festivo dos craques de 2003 em celebração aos 15 anos da conquista da Tríplice Coroa.
Já o Vitória aumentou ainda mais o seu martírio na luta para não cair: está em 19º, com 36 pontos, e enfrentará nas duas últimas rodadas o Grêmio, no Barradão (domingo, às 17h), e o Palmeiras, no Allianz Parque.
O jogo
O cenário confortável na reta final do Campeonato Brasileiro permitiu ao Cruzeiro realizar experiências no jogo contra o Vitória. O auxiliar técnico Sidnei Lobo, que substituiu Mano Menezes pela terceira vez consecutiva, promoveu as entradas de sete caras novas em relação ao time titular que perdeu para o São Paulo no último domingo, por 1 a 0, no Morumbi. O comandante colocou o goleiro Rafael, o lateral-direito Ezequiel, o lateral-esquerdo Patrick Brey, os volantes Lucas Romero e Lucas Silva, o meia Rafinha e o atacante David.
Por conta do temporal que caiu durante todo o dia em Belo Horizonte e da própria situação do Cruzeiro de mero cumpridor de tabela, o público no Mineirão foi pequeno: 2.421 pagantes e 4.036 presentes. Os torcedores se concentraram atrás do gol posicionado ao lado direito da tribuna de imprensa, onde as organizadas estão acostumadas a ficar. Os poucos cruzeirenses no estádio viram um primeiro tempo movimentado e com boas chances para ambos os lados. Enquanto o time celeste, com formação mista, almejava a maior pontuação possível na Série A, o Vitória lutava contra o rebaixamento.
As duas primeiras boas oportunidades foram dos donos da casa. Aos 25min, em jogada ensaiada de cobrança de falta, Lucas Silva soltou a bomba de média distância e obrigou João Gabriel a espalmar. Cinco minutos depois, o goleiro do Vitória voltou a aparecer bem, ao defender chute do lateral-esquerdo Patrick Brey, que finalizou com o pé direito depois de tabelar com os atacantes e driblar Lucas Ribeiro. O rubro-negro respondeu na bola alta, aos 41min: Yago cruzou, e Leo Ceará cabeceou por cima.
Aos 42min, uma jogada fortuita resultou no primeiro gol do Cruzeiro. Ezequiel recebeu em profundidade na ponta direita, correu à linha de fundo e cruzou rasteiro. No meio do caminho, Aderllan tentou fazer o corte à linha de fundo e marcou contra: 1 a 0. Aos 44min, o Vitória assustou em cobrança de escanteio de Marcelo Benítez. Rafael esticou o braço e deu um tapa na bola.
No segundo tempo, o Cruzeiro dominou praticamente todas as ações. Aos 8min, Robinho invadiu a grande área e buscou a assistência para Fred. Aderllan chegou de carrinho para afastar a redonda. Dessa vez, ele não fez gol contra, mas cometeu pênalti ao tocar com a mão esquerda na bola. Noite terrível para o ex-zagueiro do Valencia, da Espanha. Fred, que só queria aproveitar os minutos em campo para ganhar ritmo e melhorar suas estatísticas em 2018, bateu no canto esquerdo e ampliou: 2 a 0.
Pouco depois da penalidade, Fred quase marcou o segundo dele e o terceiro do Cruzeiro. Aos 14min, o cabeceio à queima-roupa do camisa 9 foi bloqueado por ótima defesa de João Gabriel. Aos 16min, mais uma chance claríssima para o Cruzeiro. Ezequiel apareceu livre na grande área e carimbou o travessão. Já aos 19min, David perdeu oportunidade quase debaixo das traves após o goleiro do Vitória rebater arremate de Rafinha.
Se os colegas não estavam aproveitando as boas oportunidades, Fred voltou a mostrar o faro de artilheiro. Aos 26min, ele foi acionado por Patrick Brey e, de primeira, chutou colocado com o pé esquerdo: 3 a 0. Com folga no placar, Sidnei Lobo aproveitou para mexer na equipe, colocando o atacante Raniel, o volante Ederson e o também atacante Laércio, do elenco sub-20.
CRUZEIRO 3X0 VITÓRIA
CRUZEIRO
Rafael; Ezequiel, Manoel, Leo e Patrick Brey; Lucas Romero e Lucas Silva; Robinho (Ederson, aos 31min do 2ºT), Rafinha e David (Raniel, aos 25min do 2ºT); Fred (Laércio, aos 39min do 2ºT)
Técnico: Sidnei Lobo (Mano Menezes de licença médica)
VITÓRIA
João Gabriel; Rodrigo Andrade (Lucas, aos 13min do 1ºT), Lucas Ribeiro, Aderllan e Benitez; Willian Farias, Soutto (Neilton, no intervalo) e Rhayner; Yago, Erick (André Lima, aos 20min do 2ºT) e Léo Ceará
Técnico: João Burse
Gols: Aderllan, contra, aos 42min do 1ºT. Fred, aos 9min e aos 26min do 2ºT (CRU)
Cartão amarelo: Ederson, aos 32min do 2ºT (CRU)
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: quarta-feira, 21 de novembro de 2018
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho (SP)
Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)
Assistentes adicionais: Ilbert Estevam da Silva (SP) e Salim Fende Chavez (SP)
Pagantes: 2.421
Presentes: 4.036
Renda: R$ 21.781,00
(Fonte: Rafael Arruda – Superesportes)