Entra ano e sai ano, a Rede Globo lança um vinheta de Carnaval envolvendo uma mulher nua dançando samba. No entanto, em 2017 a emissora resolveu inovar. A Globeleza deste ano aparece vestida, acompanhada de outras pessoas e mostrando a faceta multicultural do Carnaval brasileiro, ao som de outros ritmos que vão além do samba.
Érika Moura é quem aparece no vídeo dançando, além de samba, frevo, maracatu e axé. Para cada ritmo, ela está caracterizada com trajes específicos. A bailarina assumiu o posto de Globeleza em 2015, ao substituir Valéria Valenssa após dez anos. Com 23 anos, ela estreou na avenida em 2009 e é a primeira paulistana a ocupar o título na Globo.
As mudanças, no entanto, não agradaram à todos. Pelo Twitter, alguns internauras comemoraram a renovação. ”Finalmente tiraram a vinheta da Globeleza nua e hiperssexualizada e deram foco às tradições de Carnaval do país”, comentou uma internauta. ”Você percebe que 2017 vai ser um ano bom quando a vinheta da Globeleza se tornou algo bem cultural e sem a necessidade de exposição feminina”, escreveu outro.
No entanto, outros não aprovaram a mudança e ironizaram os novos elementos. ”Que preguiça, o politicamente correto chegou na Globeleza”, comentou uma internauta.
(Estado de Minas)