O Governo de Minas Gerais acaba de anunciar o aporte de R$ 42 milhões para o desenvolvimento de projetos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Com esse aporte, que foi obtido graças à atuação e articulação da deputada estadual Laura Serrano (NOVO), o campus Mucuri, localizado em Teófilo Otoni, também será beneficiado. Os recursos vêm do Programa Estadual de Apoio às Universidades Federais.
Segundo a deputada Laura Serrano, após ser procurada pela instituição ela se reuniu com o secretário-geral do Estado de Minas Gerais, Mateus Simões, e também com o reitor da UFVJM, Janir Soares, na tentativa de conseguir recursos para a educação superior nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (leia mais aqui).
Pouco mais de um mês após o primeiro contato da deputada com o Governo de Minas apresentando essa demanda, a Secretaria de Estado de Educação informou que a instituição (a (UFVJM) fará parte do programa e receberá um investimento de R$ 42 milhões. Esse recurso deverá ser usado para a construção do prédio próprio da Faculdade de Medicina e para a criação do curso de Gemologia no Campus Mucuri (Teófilo Otoni), e também para a consolidação do campus Unaí com a construção do hospital veterinário, laboratórios de pesquisa, restaurante universitário e gabinetes.
Para Laura Serrano, a iniciativa garantirá melhorias significativas no desenvolvimento local e fomentará oportunidades da criação de empregos e renda para a população, além da integração das universidades públicas federais no desenvolvimento de projetos e ações conjuntas com a educação básica.
Ouvida, a deputa disse: “O Governo Zema e eu queremos promover o desenvolvimento dessa região, e nada melhor do que o investimento na educação para que isso ocorra. Vamos melhorar significativamente a qualidade do ensino do Estado de Minas Gerais, consolidar a mão de obra qualificada e atrair mais investimentos para a região”, afirma Serrano.
Ainda segundo a deputada, como Teófilo Otoni está numa área de grande concentração gemológica, e é conhecida como a Capital Mundial das Pedras Preciosas, será implantado na cidade o curso de Gemologia, um pedido direto de Laura Serrano para fomentar o Arranjo Produtivo Local (APL). “Vamos melhorar a economia, desenvolver a região como o grande polo que ela já é, e transformar a vida da população. Já em Unaí, os recursos que conseguimos serão investidos na construção do hospital veterinário, laboratórios de pesquisa restaurante universitário”, finaliza Laura Serrano.