Em missão oficial à China, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, apresentou o projeto Vale do Lítio aos representantes da Ganfeng Lithium, líder mundial em processamento do material.
Durante reunião com executivos da empresa, Zema explicou as vantagens de se investir em Minas e o ambiente de esperança que envolve as cidades do Norte do estado e do Vale do Jequitinhonha com o início da extração do mineral na região.
A Ganfeng é o maior produtor de sal de lítio da China e o terceiro maior do mundo e poderia atuar beneficiando o mineral abundante no estado, agregando valor à cadeia produtiva. “Minas Gerais está participando ativamente dessa transição energética, e o Vale do Lítio é rico neste mineral, essencial para produção de baterias elétricas, o que nos coloca em posição muito atrativa para as empresas que atuam nessa cadeia”, destacou o governador Romeu Zema.
Além da atuação em sal de lítio, a Ganfeng trabalha de modo vertical em toda a cadeia do mineral, ou seja, tem unidades de extração, fabricação de baterias e até mesmo reciclagem.
“É esse tipo de empresa que queremos atrair, parceiros que possam desempenhar papel que vá muito além da simples extração, que possam ampliar a atuação em produtos mais elaborados até chegarmos a ter toda a cadeia em Minas, da exploração até a bateria ou até mesmo à montagem de carros elétricos”, afirmou o governador.
O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destaca que Minas já deu um passo importante ao tornar a extração de lítio uma realidade no Vale do Jequitinhonha, e que agora é preciso avançar.
“O Vale do Lítio já é uma realidade. Temos mais de R$ 5 bilhões em investimentos, 10 mil empregos criados, mas queremos mais. Por isso estamos aqui hoje, em uma das maiores fábricas de baterias do mundo, mostrando que nós temos mercado em Minas Gerais tanto para baterias de veículos elétricos, como para baterias de energia solar, em que somos os maiores produtores do Brasil”, afirma.
Localização estratégica
Passalio destaca ainda que outro atrativo para Minas é estar perto de outros centros de produção automobilísticos, como São Paulo. Também participaram da visita técnica o secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, o CEO da Invest Minas, João Paulo Braga, o co-diretor da Invest Minas, Ronaldo Barquette, e o gerente da Invest Minas, Ivan Gonçalves Pinto Junior.
Com a reunião na Ganfeng, a missão do Governo de Minas encerra os trabalhos em Xangai e segue agora para a cidade de Nanjing, onde o governador da província de Jiangsu, Xu Kinlin, irá receber o governador Romeu Zema para uma reunião e reafirmar os laços de irmandade entre as duas regiões.