O Governo de Minas Gerais disponibiliza 25 mil vagas em cursos gratuitos e on-line para qualificação profissional. O anúncio foi feito pelo governador Romeu Zema, nesta quinta-feira (3/9), que divulgou os novos cursos lançados pela Rede Uaitec, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), em parceria com a empresa privada Digital Innovation One.
Os conteúdos de qualificação profissional oferecidos são para Trilha Desenvolvedor de Games: HTML, CSS e JavaScript; e Trilha Desenvolvedor de Sistemas Java: Java, SQL e PostgrSQL. Com duração de 100 horas cada, as temáticas foram escolhidas com base nas demandas de mercado.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a previsão é de que haja um déficit de cerca de 400 mil profissionais de TI em todo o Brasil até 2022.
O governador Romeu Zema destacou que, hoje, no mercado de trabalho, as empresas estão oferecendo muitas vagas que não são preenchidas por haver falta de pessoas qualificadas em Tecnologia da Informação. “O que o Estado está oferecendo é justamente essa qualificação para que a pessoa que tem interesse possa iniciar ou aprimorar uma carreira”, disse.
Mão de obra qualificada
“Minas Gerais é considerado um estado de potencial atrativo para instalação de empresas. Um dos compromissos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é alavancar o número de empresas instaladas no estado, mas, para isto, temos que nos preocupar com a oferta de mão de obra qualificada para o setor”, explica o secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio.
Passalio afirma que os cursos devem ser considerados uma oportunidade para quem está buscando o primeiro emprego, recolocação ou até mesmo para aqueles que querem se arriscar em uma nova profissão. Além disso, proporcionam oportunidades para atualizar e qualificar os profissionais que já atuam no setor de Tecnologia da Informação.
Os interessados devem acessar os cursos por meio do site ww.uaitec.mg.gov.br. Após realizar o cadastro na plataforma de ensino do parceiro, as aulas estarão disponíveis de imediato.
(Fonte: Agência Minas Gerais)