Homem fazia um roçado na fazenda dele, quando foi atacado. Em Valadares também houve registros de enxames, segundo bombeiros.
Um idoso de 79 anos morreu após ser atacado por um enxame de abelhas nessa quinta-feira (03), em Jampruca, no Vale do Rio Doce. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem trabalhava em um roçado, na fazenda dele, quando foi atacado pelas abelhas.
Ainda segundo os militares, a fazenda fica a nove quilômetros da cidade. O enxame estaria alvoroçado próximo a uma árvore. O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Um apicultor, de 49 anos, resgatou o corpo da vítima e o levou até uma unidade de saúde do município, onde o médico confirmou a morte. Os bombeiros informaram que as abelhas seriam retiradas pelo apicultor que resgatou o idoso.
Governador Valadares
Em Valadares (MG), também na noite dessa quinta-feira (03), moradores do Bairro Vila Isa chamaram os bombeiros para retirar um enxame de abelhas que estaria atacando as pessoas. O enxame estava em um suporte de ar-condicionado.
Na mesma noite, moradores do Bairro Altinópolis chamaram os militares por medo de um ataque de abelhas. Na avenida Recreio havia uma grande colmeia entre duas residências. Os militares fizeram o extermínio dos insetos.
Recomendações dos bombeiros
O subtenente Ailton Alves da Silva explicou que é comum, nos períodos de calor, ocorrências com abelhas. Ele recomenda que os moradores que localizarem colmeias ou enxames não tentem provocar os insetos, pois podem ficar alvoroçados e atacar. Segundo os militares, as crianças devem ficar afastadas do local. “Nesses casos, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado para que os militares tomem as providências corretas.”
O subtenente ainda explicou o que ser feito caso alguém seja picado por uma abelha. “Deve ser feita a raspagem no local da picada para a retirada do ferrão. O melhor é que a pessoa procure o hospital.” Segundo o subtenente, a corporação já atendeu várias ocorrências com abelhas na semana, mas em nenhum dos casos foi registrado uma vítima ferida por picadas em Governador Valadares.
Fonte: G1 Vales de Minas