As cidades de Ipatinga, no Vale do Aço, e Guanhães e Pocrane, no Vale do Rio Doce, elegeram novos prefeitos neste domingo (3) em eleições suplementares.
Em Ipatinga, Nardyello Rocha de Oliveira (MDB) foi eleito pela coligação “Unidos por Ipatinga”, com 34.697 votos (36,33%).
A nova prefeita de Guanhães é Doris Campos Coelho (PDT), da coligação “A Guanhães que Você Quer”. Ela teve 5.926 votos (40,54%).
Em Pocrane, venceu Ernane José de Macedo (PTB) com 2.896 votos (55,61%) pela coligação “Juntos por um Futuro Melhor”.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG), as eleições ocorreram de forma tranquila nos três municípios. Duas urnas eletrônicas em Ipatinga e uma em Guanhães precisaram ser substituídas.
Os juízes eleitorais dessas cidades têm até o dia 22 de junho para diplomar os candidatos eleitos, após a análise das prestações de contas dos eleitos. A partir da diplomação, os candidatos podem tomar posse.
Outras eleições suplementares
Além dos três municípios mineiros que voltam às urnas neste domingo, outros 16 já tiveram novas eleições para escolher prefeitos e vices. Em 2017: Alvorada de Minas, Ervália, São Bento Abade (março); Guaraciama (maio); Cristiano Otoni (junho); Canaã, Campo Florido, Santa Rita de Minas (julho); Ibiracatu, Jordânia, Santana da Vargem (novembro); Antônio Dias e Conceição do Rio Verde (dezembro). Em 2018, Campo Azul, Ibituruna e Santa Cruz (abril).
No dia 24 de junho de 2018 teremos eleições suplementares nos municípios de Itumirim, Santa Luzia e Timóteo.
(Fonte: Rosiane Cunha – Hoje em Dia)