Moeda ‘rara a nível global’ foi cunhada com o rosto do imperador Otávio Augusto durante o governo do imperador Trajano, por volta de 107 d.C.
Uma israelense encontrou uma moeda de ouro romana de quase 2.000 anos enquanto fazia uma trilha na Galileia, em Israel, segundo reportou a imprensa internacional nesta segunda-feira (14/03). Até então, havia sido encontrada apenas uma outra moeda idêntica a esta em todo o mundo, segundo arqueólogos.
A moeda foi cunhada com o rosto do imperador Otávio Augusto, filho de Júlio César, durante o governo do imperador Trajano, no ano de 107 d.C., aproximadamente.
Segundo o especialista em moedas da Autoridade de Antiguidades de Israel, Danny Syon, a relíquia é “rara a nível global”. De acordo com órgão, o “gêmeo idêntico” do objeto foi encontrado recentemente e está exposto no Museu Britânico de Londres.
“Enquanto as moedas de bronze e prata de Trajano são comuns no país, suas moedas de ouro são extremamente raras”, explicou Syon à imprensa. Trajano foi imperador de Roma de 98 d.C. até 117 d.C., ano de sua morte.
“Ela faz parte de uma série de moedas nostálgicas que ele cunhou em homenagem aos imperadores romanos que reinaram antes dele”, disse o especialista.
A israelense que encontrou a relíquia, Laurie Rimon, será recompensada com um certificado de agradecimento por sua contribuição à cidadania. “Foi difícil me separar da moeda. Afinal, não é todo dia que se encontra um item tão incrível, mas eu espero poder vê-la exposta em um museu no futuro”, disse ela à imprensa local.
(Opera Mundi)