Mesmo com o crescimento do número de internautas, 98 milhões de brasileiros ainda estão offline.
Embora o número de usuários da internet no mundo tenha mais do que triplicado em dez anos, 4,2 bilhões de pessoas ainda não têm acesso à rede. Isso representa 60% da população mundial, segundo relatório do Banco Mundial divulgado nesta quarta-feira. No Brasil, 98 milhões de pessoas não têm acesso à internet. O país é o sétimo com o maior número de pessoas offline.
Índia e China lideram o ranking. Em número de usuários, o Brasil é o quinto da lista. “A internet continua indisponível, inacessível e fora do alcance econômico para a maioria da população mundial”, diz o documento. O estudo menciona que apenas 31% da população dos países em desenvolvimento tinham acesso à internet, em comparação com 80% nos países de renda alta, pelos dados de 2014.
O documento afirma que os benefícios da rápida expansão digital estão sendo melhor aproveitados por “pessoas de maior renda, qualificadas e influentes”.
O estudo também estima que 5,2 bilhões de pessoas no mundo têm um celular. “Entre os 20% dos domicílios mais pobres, quase sete de cada dez têm telefone celular. É mais provável que as residências mais pobres tenham mais acesso a celulares do que a sanitários ou água potável”, diz o Banco Mundial.
Mesmo assim, 2 bilhões de pessoas ainda não têm o aparelho e cerca de 500 milhões estão em áreas sem sinal de telefonia móvel.
Com Estadão Conteúdo