Ministério da Justiça e Segurança Pública coordena operação nacional contra abuso e exploração sexual infantojuvenil praticados na internet

Ministério da Justiça e Segurança Pública coordena operação nacional contra abuso e exploração sexual infantojuvenil praticados na internet

Força-tarefa envolve Polícia Civil do Estado

Polícia Civil cumpre mandados dentro da operação “Luz na Infância” em Minas — Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil do Estado de Minas Gerais participa, nesta quinta-feira (28), da Operação Luz na Infância 4, que cumpriu 1 mandado de busca e apreensão em 1 alvos nesta cidade.

A força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MSP) envolve Polícias Civis do Distrito Federal e de 26 Estados. Desde as primeiras horas da manhã, as equipes procuram acusados de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Mais informações serão divulgadas ao longo do dia.

Os alvos foram identificados pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas do MJSP, com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais, que apresentavam indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva. Esse conhecimento produzido foi repassado às Polícias Civis – em especial às delegacias de proteção à criança e ao adolescente, e de repressão a crimes informáticos – que, por sua vez, instauraram inquéritos e solicitaram aos juízes locais para expedição dos mandados de busca e apreensão.

As ações simultâneas mobilizam um efetivo de mais de 1500 policiais em todo o país. A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Inteligência e a Diretoria de Operações, ambas vinculadas à Secretaria de Operações Integradas do MJSP. Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigrationand Customs Enforcement-ICE), oferecendo cursos e capacitações que subsidiaram as quatro fases da Operação Luz na Infância.

(NOTA À IMPRENSA PARA DIVULGAÇÃO PELOS GOVERNOS ESTADUAIS)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.