Morreu no início da tarde desta segunda-feira (11), Ronildo Rodrigues dos Santos (PHS), vereador de São José do Divino, no Vale do Rio Doce. Popularmente conhecido como Maia, o parlamentar sofreu um atentado no último domingo (10) quando estava em uma fazenda. Ele foi atingido por três disparos de arma de fogo; um tiro acertou o braço e dois o peito.
Maia foi encaminhado para o posto de saúde local e depois para o Hospital Municipal de Governador Valadares. Ele chegou em estado gravíssimo após os ferimentos e não resistiu aos ferimentos.
Jovem de 18 anos foi preso
Ainda no domingo, um jovem de 18 anos foi preso suspeito de ter efetuado os disparos contra o vereador. De acordo com a Polícia Militar, o jovem confessou que foi contratado para matar o parlamentar, recebendo R$ 2 mil pelo crime. O autor revelou ainda que dois homens, de 27 e 37 anos, foram os responsáveis por encomendar o crime; afirmou ainda que ouviu uma conversa entre os contratantes que indicavam outro vereador, Marcus Vinícius Lima (PPS), conhecido como Carioca, como mandante do crime.
Segundo relato do jovem, a motivação do crime seria passional, pois a mulher do mandante teria tido um relacionamento extraconjugal com a vítima. O vereador Carioca se apresentou voluntariamente no quartel da PM e negou envolvimento no caso, bem como afirmou confiança na fidelidade da esposa.
Além do jovem apontado como autor, também foram presos o homem de 37 anos que encomendou o crime e ainda um jovem de 24 anos, que foi acusado de esconder a arma utilizada no atentado, que ainda não foi encontrada. O suspeito de 27 anos ainda não foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil.
O G1 não conseguiu contato com a Câmara Municipal de São José do Divino para informações sobre o velório do parlamentar até esta publicação.
(Fonte: G1 Vales de Minas Gerais)