Rio pode transbordar na tarde desta quarta-feira (20), diz Defesa Civil. Saae garante que o abastecimento de água na cidade segue normal.
A Defesa Civil de Governador Valadares (MG) informou, na manhã desta quarta-feira (20), que o nível do Rio Doce pode chegar a 2,90 metros até o início da tarde, e invadir algumas casas de moradores ribeirinhos. Segundo o órgão, o excesso de assoreamento, provocado pela lama vinda de Mariana (MG), pode contribuir para o transbordamento do rio.
O secretário municipal de governo, Ranger Belisário, fez algumas recomendações à população. “Quem tiver água atingindo suas casas, retirem seus pertences, os móveis, e coloquem em um lugar mais seguro. Também alertamos à população que não faça contato com essa água bruta do Rio Doce.”
Ainda segundo a Defesa Civil, até a manhã desta quarta o nível do rio estava em 2,53 metros, considerado estado de alerta laranja. Quando o nível atinge os 2,70 metros entra em vigor o alerta vermelho. A lama que está no Rio Doce atrapalha na previsão de um possível transbordamento, já que não se sabe qual a metragem de lama no fundo do manancial. Cerca de 72 mm de chuva atingiram a cidade durante a madrugada.
O coordenador da Defesa Civil na cidade, Wilde Nonato, disse que há mais previsões de chuvas para a cidade e que já ocorreram deslizamentos de terra, desabamentos de muro e de casas no município. Ele ainda disse que já foi feito um levantamento de escolas para que, caso seja necessário, sejam utilizadas como abrigos para famílias, e que a secretaria de Assistência Social do município já foi mobilizada.
O diretor adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) da cidade, Vilmar Rios, falou sobre os níveis de turbidez na água do rio e sobre o abastecimento na cidade: “A turbidez encontra-se oscilando, na parte da manhã ela se encontrou em 10 mil unidades, agora está em 5,6 mil. Nós estamos tratando a água normalmente, se existir qualquer impossibilidade no tratamento da água, nós vamos parar.”
Ainda segundo Vilmar, o Saae está preparado para forncer água potável para a população, depois que a Samarco, cujos donos são a Vale e a BHP Billiton, parar de fornecer água na sexta-feira (22). Caso haja necessidade de alguma interrupção, ela será feita de forma setorizada.
Alguns bairros do município já sofrem com problemas causados pelas chuvas, tendo ruas alagadas e o aparecimento de buracos em algumas vias. A prefeitura de Governador Valadares informou que um carro de som está circulando pelas ruas do município, alertando a população sobre os cuidados que devem ser tomados com as chuvas.
Fonte: G1 Vales de Minas