Por David Ribeiro Jr.
Ontem (14/05) foi comemorado o Dia das Mães. E, convenhamos, se há uma data que merece, de fato, ser comemorada, é o Dia das Mães. Se bem que, cá com os meus botões, eu penso que todos os dias deve ser lembrado — e comemorado — como “Dia das Mães”.
Tendo dito isto, e depois de todas as homenagens que foram exaustivamente prestadas (e todas muito merecidas) neste último final de semana, quero aqui destacar a atuação social de uma mãe, em particular, cujo trabalho e vida pública sempre foram dignos de elogios e aplausos por parte de toda a comunidade teófilo-otonense e regional. Refiro-me à professora Iris Soriano Nunes Míglio, uma mulher à frente do seu tempo, fluente em vários idiomas, apreciadora das artes, da cultura e dos bons costumes, e, claro!, uma grande mãe.
É lógico e evidente que a cidade de Teófilo Otoni está repleta de mães que são simplesmente extraordinárias. Muitas, mesmo. Não apenas em Teófilo Otoni, mas em toda a região. E cada uma delas com uma história de vida única e mais bonita do que a outra. Mas, como não dá para citar e destacar todas, hoje enaltecemos a atuação de dona Iris Míglio, como ela é mais conhecida, e que é presidente do Instituo Histórico e Geográfico do Mucuri.
E, por ser o Dia das Mães, nada mais justo do que destacá-la hoje ao lado de um dos seus filhos (como na foto que ilustra esta reportagem), o empresário Lucas Míglio, a quem julgo eu que, se é um homem bem-sucedido e um teófilo-otonense de valor, é porque aprendeu bons valores em casa, inclusive ao lado da mãe que aqui homenageamos.
Que Deus abençoe a todas as nossas mães!