Da Redação
O vereador Northon Neiva (PMDB) publicou ontem à noite nas redes sociais uma nota de repúdio ao conteúdo altamente ofensivo de uma publicação feita num perfil falso do Facebook, proferindo várias ofensas caluniosas e injúrias à sua pessoa, além de atacar covardemente à sua família e amigos, inclusive o editor-chefe do Portal minasreporter.com, David Ribeiro Jr.
Leia a nota na íntegra, a seguir, em vermelho:
Nota de Esclarecimento do vereador Northon Neiva ao povo de Teófilo Otoni
Bandidos travestidos de boa moça tentam enlamear o meu nome com calúnias e injúrias ofensivas nas redes sociais. Responderão na Polícia e na Justiça
Eu, NORTHON NEIVA, estou na vida pública há muitos anos, inclusive tendo sido o vereador mais bem votado no último pleito, em 2016, com 1696 votos. Mas, apesar de respirar política há tanto tempo, é incrível a capacidade que algumas pessoas têm de ainda me causarem surpresa e espanto. Neste domingo, 26, alguns amigos, indignados, me mandaram o link de uma publicação no Facebook onde um perfil fake que se identifica como Raquel Moreira publica um monte de calúnias, difamações e injúrias ofensivas à minha pessoa e a alguns amigos meus. Quem quer que tenha feito isso criou um perfil fake usando a imagem de uma moça bonitinha e um texto bem escrito para parecer que se trata de um desabafo indignado real, quando, na verdade, é só um monte de mentiras elencadas para me atingir politicamente. É mau-caratismo puro.
Eu não tenho o hábito de responder críticas em redes sociais. Penso que esse é o tipo de coisa que quanto mais você responde, mais combustível dá a essa gente. Mas, desta vez, o autor da publicação, com seu conteúdo altamente ofensivo e doloso, foi longe demais. E, como homem público que sou, pai de família, e que foi recentemente reeleito com o voto de 1696 cidadãos, me sinto no dever de defender a minha honra.
Combatendo as mentiras:
Primeira mentira: Essa pessoa que se apresenta como Raquel Moreira diz que eu tinha, no governo do ex-prefeito Getúlio Neiva, mais de quatrocentas pessoas empregadas em cargos de confiança. Isso é um disparate que joga todo o resto da publicação por terra. A Prefeitura nem tem tantos cargos de confiança assim. Nem o próprio prefeito nomeia tanta gente. Perguntem ao atual prefeito Daniel Sucupira. A maioria dos servidores da Prefeitura são concursados ou convocados através de processo de seleção. Se houvesse alguma verdade nisso, não seria lógico supor que vazaria uma lista com esses nomes? O fake Raquel Moreira ainda diz que eu tenho colocado a faca no pescoço do prefeito Daniel Sucupira para nomear pessoas próximas a mim em seu governo. Até parece que o prefeito Sucupira cederia diante desse tipo de pressão. Só quem não o conhece bem acreditaria numa bobagem dessa.
Segunda mentira: Esse fake imoral e irresponsável que assina a publicação chega ao ponto de colocar o nome da minha esposa nessa sua ladainha ensandecida e covarde. Passou de todos os limites do tolerado em uma guerra política quando coloca a família dos outros no meio dessa sujeira. O autor da publicação sabe que a minha esposa é funcionária de carreira da Prefeitura Municipal, que ela é concursada e capaz de conseguir se destacar pelos seus próprios méritos.
Terceira mentira: A publicação do fake Raquel Moreira diz que eu peço, ou mando, ou pago, para que algumas pessoas falem mal de outros políticos, como o prefeito Daniel Sucupira e o presidente da Câmara, Fábio Lemes, com quem, aliás, tenho procurado manter um relacionamento respeitoso e harmônico. Até votei nele para presidente da Casa. Mas quem me conhece sabe que sempre fui íntegro o bastante para não precisar pedir a ninguém para ser meu mensageiro ou garoto de recado, como a Raquel, ou quem está por trás do perfil, está sendo. Se eu precisar dizer alguma coisa para alguém, quem quer que seja, eu vou lá e digo, olhando no olho, cara a cara. Não tenho necessidade de mandar recado ou de me esconder sob um perfil falso em redes sociais. Agora, se eu tiver que assumir a responsabilidade por cada amigo meu que escreve alguma crítica em rede social, aí virou brincadeira. A publicação dessa Raquel, entendo eu, só tem o propósito de me indispor com o prefeito Daniel Sucupira, com quem sempre tive uma convivência respeitosa e saudável desde o seu tempo de secretário municipal, e depois como vereador, quando convivemos juntos na Câmara.
Quarta mentira: Com relação às licitações feitas sob a minha gestão à frente da Câmara Municipal, criticadas no texto, orgulho-me de dizer que todas elas foram feitas observando-se rigorosamente a legislação pertinente, inclusive com a maioria delas sendo feitas através de pregão eletrônico, o mais transparente dos processos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei Nacional de Licitações.
Quinta mentira: O fake Raquel Moreira diz ainda que sou funcionário do Clube América com salário de R$ 5 mil. De onde tirou isso? Quando foi que o América me pagou um único centavo? Perguntem ao presidente. Peçam para ver a folha de pagamento. Ao contrário, eu é que sempre ajudei o Clube, muitas vezes com dinheiro do meu bolso, por ser um americano de coração.
Sexta mentira: Aqui, além da mentira, há uma incoerência. Primeiro o fake me acusa de tentar obstruir a presidência do vereador Fábio Lemes, como se isso fosse possível, e depois diz que, para tanto, eu me reúno com os secretários municipais e divulgo esses encontros como se os secretários tivessem me procurado para resolver algum problema. Não sei o que uma coisa tem a ver com a outra, mas, quanto às reuniões que tenho mantido com os secretários municipais e outros diretores de órgãos púbicos, trata-se de uma iniciativa minha, só minha, e sempre deixei isso muito claro, de me encontrar com todos eles e, como vereador, me colocar à disposição da Administração Municipal. Este é o meu papel como homem público, pois entendo que, depois da eleição, não há mais vencedores ou vencidos. Há homens públicos que têm o dever de se apoiar mutuamente para o bem da comunidade. E é só isso o que tenho feito. Novamente insisto que a publicação desse fake só está tentando me indispor com o prefeito e seu secretariado.
Diante de tantas mentiras que foram destiladas e atiradas contra mim, minha família e meus amigos, não tenho outra opção a não ser denunciar a publicação à Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil para descobrir quem está por trás desse perfil falso e, em seguida, acionar essa pessoa, ou pessoas, judicialmente, para responderem pelos crimes de calúnia, difamação e injúria. Responderão na Polícia e na Justiça.
Northon Neiva Diamantino
Vereador