O município de Ouro Verde de Minas aderiu ao programa UAI Compartilha, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). O objetivo é implementar uma central de atendimento com disponibilidade de serviços públicos.
Os locais funcionarão nos moldes das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs). Neles serão oferecidos alguns serviços, como:
*emissão de documentos;
*licenciamento de veículos;
*solicitação de seguro-desemprego;
*intermediação de mão de obra.
Ao todo, cinco novos municípios farão parte do programa e mais de 230 mil pessoas serão beneficiadas.
“O modelo de atendimento das UAIs é uma oportunidade de expandir a prestação dos serviços públicos, facilitando o acesso da população mineira a eles de forma padronizada e com qualidade”, afirmou Laura Reis, especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da Seplag-MG.
Ouro Verde de Minas possui 5.895 habitantes. Com a adoção do programa, 24.249 pessoas serão beneficiadas. De acordo com o prefeito da cidade, Marcelo Adriano Xavier de Vasconcelos, o município terá mais autonomia para atender à população.
“O programa possibilitará aos cidadãos a comodidade de usufruir de serviços essenciais, sem a necessidade de deslocamento ao posto mais próximo, localizado em Teófilo Otoni”, disse.
O UAI Compartilha foi lançado em 2019 e faz parte do Programa Estratégico Minas Atende. A Seplag-MG possui convênios com outros 17 municípios e mais 28 também já realizaram peticionamento para adesão ao programa.
Os convênios firmados têm vigência de 5 anos, podendo ser prorrogados.
(Fonte: G1 Vales de Minas)