Por Mary Ribeiro
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira, 11, a existência de um paciente internado sob suspeita de infecção por ebola. O homem, de 46 anos, foi hospitalizado ontem em uma unidade de pronto atendimento da Pampulha, em Belo Horizonte, às 20 horas. Ele havia retornado ao Brasil no dia 6 de novembro de uma viagem para Guiné, na África.
Dois dias após retornar ao país, o paciente começou a apresentar sintomas como febre alta, dor muscular e dor de cabeça. “Imediatamente após a identificação da suspeita, o paciente foi isolado na unidade e teve início a adoção do protocolo nacional estabelecido para casos suspeitos de Ebola, como a comunicação à Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde”, informou o ministério em nota oficial.
O governo também informou que a unidade de saúde onde o homem está internado não está recebendo novos pacientes. Além disso, todos os profissionais que tiveram contato com o doente estão sendo monitorados.
Para seguir o protocolo de segurança, o paciente deverá ser encaminhado ainda hoje, em um avião da Força Aérea Brasileira, para o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro.
Fonte: Veja