Prisões ocorreram em Ipatinga, Caratinga e Dom Joaquim. Em todo o Vale do Aço, 51 pessoas foram presas durante a operação.
A Polícia Civil de Minas Gerias apresentou nesta terça-feira (24) o resultado da segunda fase da operação ‘Zênite’, realizada em toda região do Vale do Aço. Segundo informações da PC, 11 pessoas foram presas, sendo 10 por força de mandado de prisão preventiva e uma em flagrante. Também foram cumpridos nesta segunda etapa, 23 mandados de busca e apreensão.
No início do mês aconteceu a primeira fase da operação, onde foram cumpridos 68 mandados de busca e apreensão e 40 mandados de prisão. Segundo o delegado regional Helton Cota, ao todo na operação ‘Zênite’, foram 51 prisões e 91 mandados de busca e apreensão cumpridos, além de 150 Kg de drogas apreendidas.
Ainda de acordo com a PC, as investigações duraram 11 meses. “Esses 51 presos podem ser divididos em sete núcleos de organizações criminosas, envolvidos em roubos, homicídios e principalmente tráfico de drogas. A polícia suspeita que alguns crimes eram comandados de dentro dos presídios. Dos chefes, apenas um está foragido”, explicou.
As prisões da segunda fase foram realizadas nas cidades de Ipatinga, Caratinga e Dom Joaquim. “A partir das prisões realizadas na primeira fase nós chegamos até essas 11 outras pessoas. Na pequena cidade de Dom Joaquim prendemos cinco envolvidos. Apuramos que eles recebiam drogas de traficantes de Ipatinga e revendiam lá”, contou.
Helton informou que após investigar e efetuar as prisões, as provas serão levadas ao Judiciário e Ministério Público, para a Justiça dar prosseguimento às ações penais. Os suspeitos foram encaminhados para o Ceresp de Ipatinga (MG).
(G1 Vales de Minas)