Petrobras tem prejuízo de R$ 1,25 bi no primeiro trimestre

Petrobras tem prejuízo de R$ 1,25 bi no primeiro trimestre

Resultado foi pior que o esperado pelo mercado, que previa lucro líquido de 3,64 bilhões de reais no período.

No mesmo período do ano passado, a companhia teve lucro de 5,33 bilhões de reais (Ueslei Marcelino/Reuters)
No mesmo período do ano passado, a companhia teve lucro de 5,33 bilhões de reais (Ueslei Marcelino/Reuters)

A Petrobras registrou prejuízo de 1,25 bilhão de reais no primeiro trimestre, informou a empresa nesta quinta-feira. No mesmo período do ano passado, a companhia teve lucro de 5,33 bilhões de reais.

O resultado veio pior do que o esperado pelo mercado. A expectativa era de um lucro líquido de 3,64 bilhões de reais, segundo média apurada pela agência Reuters com analistas.

O resultado da estatal foi afetado por maiores despesas de juros e variações monetárias e cambiais negativas, que somaram , que atingiram 9,57 bilhões de reais. A perda também deveu-se a menores vendas no mercado interno e queda na produção.

A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras alcançou no primeiro trimestre 2,61 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o que representou redução de 7%. Já a produção de derivados no Brasil ficou estável, somando 1,95 milhão de barris por dia. As vendas no mercado doméstico atingiram 2 milhões de barris por dia.

O fluxo de caixa livre ficou positivo em 2,38 bilhões nos primeiros três meses de 2016; no mesmo período de 2015, ele tinha sido negativo em 1,25 bilhão de reais. O motivo, segundo a companhia, foram maiores margens de diesel e de gasolina no mercado interno, menores gastos com participações governamentais e importações, e redução dos investimentos.

De acordo com a Petrobras, o endividamento bruto em reais da empresa caiu 9% e passou de 492,84 bilhões de reais em 31 de dezembro de 2015 para cerca de 450 bilhões de reais em 31 de março.

(VEJA)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.