São nada mais nada menos que 108 anos de vida, além dos surpreendentes 85 anos de história com a Polícia Militar de Minas Gerais. Esta é a história do mais antigo militar do estado, que vive com muita saúde na cidade de Manga, no Norte de Minas Gerais. O sargento Olímpio Martins Pires faz aniversário nesta quarta-feira (24/08) e, na ocasião, a PM de Manga aproveitou para homenageá-lo com uma placa de honra ao mérito e uma comemoração especial.
Dezenas de militares se reuniram para parabenizar o sargento. Um banner foi confeccionado pelos policiais e a família de Olímpio também participou da solenidade. Os militares mais jovens se impressionaram com a presença e vitalidade do sargento.
A soldado Thalita Coutinho, que faz parte da corporação há dois anos, se emociona muito por vivenciar este momento. “Ainda jovem, conviver com alguém que fez parte de uma geração totalmente diferente, que trabalhou há mais de 50 anos atrás, é uma honra. Além disso, ver um militar que serviu há muito tempo e ainda é vivo é muito emocionante. Ele é um orgulho pela idade, força e homem que é. Conhecemos a história enquanto pessoa, enquanto pai, enquanto profissional, e isso deixou todo mundo muito emocionado”, conta a soldado.
História
Seu Olímpio nasceu em Araçuaí, no dia 24 de agosto de 1908. Ainda jovem, ingressou na Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte. De acordo com o filho dele, Raimundo Pires, o sargento não lembra com precisão em que data passou a integrar o quadro da PM. “Só sabemos que ele está na polícia desde 1931, mas o dia ele não consegue se lembrar. O número de polícia dele é 3.197, e é o mais antigo reconhecido pela PM”, afirma Raimundo.
O sargento passou pelas cidades de Belo Horizonte, Araçuaí, Diamantina, São Francisco e São Sebastião dos Poços, distrito de Manga, onde ainda mora. A localidade foi um importante centro comercial da época. Seu Olímpio viveu, ainda, a Revolução de 1932 e de 1964, tempos de atuação histórica para a PM.
“Meu pai viveu muitos momentos importantes. Já foi até homenageado pelo Governo de Minas pelos serviços prestados e se tornou 3º sargento. Ele se aposentou há mais de 40 anos e com a missão cumprida”, garante o filho.
O sargento Olímpio não tem graves problemas de saúde e leva uma vida normal, segundo familiares. Apesar da idade, ele ainda gosta de comidas fortes, como feijoada e mocotó. De acordo com Raimundo, o pai afirma que o segredo para viver tantos anos é a tranquilidade. “Meu pai diz que o segredo para viver tanto é a calma com que leva a vida e não fazer extravagâncias. Ele gosta de comidas pesadas, mas nada de fora do normal, como costuma dizer”, brinca.
O sargento é casado com Joana dos Santos há 77 anos. “Janinha”, como é chamada por ele, hoje tem 91 anos e conheceu o sargento Olímpio quando tinha apenas 14. Depois de 10 anos de matrimônio, tiveram nove filhos, dois deles também sargentos da PM. O casal tem 22 netos e 30 bisnetos. Para ele, o respeito ajudou a manter uma família tão numerosa e unida.
A história de um homem que fez história na região de Manga e na Polícia Militar continua sendo escrita. “Esperamos que ele viva mais muitos anos, para continuarmos aprendendo com ele e com a história”, conclui o filho de seu Olímpio.
(G1 Grande Minas)