Por demanda de vacinação, Timóteo decreta situação de emergência

Por demanda de vacinação, Timóteo decreta situação de emergência

Ação permite contratar profissionais e abrir postos para vacinação noturna. Imunização é preventiva; prefeitura garante não haver surto de febre amarela.

Demanda por vacinas aumentou após município ser incluído em área de cuidados (Foto: Prefeitura Timóteo/Divulgação)
Demanda por vacinas aumentou após município ser incluído em área de cuidados (Foto: Prefeitura Timóteo/Divulgação)

A Prefeitura de Timóteo (MG) decretou situação de emergência na tarde desta terça-feira (17) devido a alta demanda de pessoas buscando postos de saúde para a vacinação contra a febre amarela. Segundo comunicado oficial divulgado pelo município, o crescimento da demanda foi registrado principalmente após o governo do Estado incluir Timóteo na área ampliada para cuidados e vacinação geral das pessoas como forma de bloqueio, fato corrido na última sexta-feira (13).

O decreto possibilita ações emergenciais, como a contratação de técnicos de enfermagem, vacinadores e outros profissionais para reforçar as equipes nas unidades de saúde. Ainda de acordo com o município, a medida também vai viabilizar a abertura de mais dois postos que farão a vacinação no período noturno nos bairros Centro Sul e Centro Norte.

Apesar do decreto de situação de emergência, o prefeito Geraldo Hilário Torres (PP) buscou tranquilizar a população. “Cumprimos o que nos foi determinado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Quero deixar claro que estamos em bloqueio vacinal preventivo, porque não existem casos em Timóteo. Não estamos vivendo um surto ou uma epidemia”.

Postos em funcionamento
Atualmente estão atendendo a população, com equipes de vacinadores, as Unidades Básicas de Saúde do Primavera, Sede (Praça 29 de Abril), Timotinho, Cachoeira do Vale, Alegre, Limoeiro e Macuco. O atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h.

Outros cinco novos postos emergenciais para vacinação da população contra a febre amarela foram colocados em funcionamento nesta terça-feira. São eles: dos bairros Ana Rita, Bela Vista, Novo Tempo, Ana Moura e Quitandinha, que atendem no período da tarde, entre 13h às 16h.

(G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.