— Por David Ribeiro Jr. —
Na tarde desta quarta-feira (09/05) o prefeito Daniel Sucupira promoveu uma reunião no seu gabinete para anunciar que a Divisão de Trânsito da Prefeitura a partir de agora está sob responsabilidade do servidor Edivaldo Melo Júnior, o popular Junão, que é servidor concursado da extinta TeóTRANS, autarquia do Município que, quando em operacionalização, tinha o objetivo de fiscalizar e cuidar do trânsito da cidade.
Participaram do encontro líderes das principais entidades de representação da classe empresarial — Frank Alves (presidente da CDL-TO), Leonardo Ramos (vice-presidente do Sindcomércio) e Diviany Ledo (assessora jurídica da Associação Comercial) —, além de vereadores, imprensa, Polícia Militar e outras autoridades convidadas, com destaque para os diretores locais da Copasa, cuja presença se justificava por causa das obras que vêm sendo realizadas na cidade, e que têm ocasionado transtornos constantes no trânsito local (leia mais aqui e aqui)
Praticidade
O novo diretor da Divisão de Trânsito, Edivaldo Melo Júnior, aproveitou a presença das autoridades empresariais, do representante da Polícia Militar, e também da imprensa, para anunciar as mudanças pretendidas para o trânsito da cidade e que deverão entrar em vigência já a partir desta sexta-feira (11/05). Todas as mudanças, segundo o diretor, estão em conformidade com o que estabelece o Código de Trânsito Brasileiro, e foram minuciosamente analisadas com o propósito de melhorar a circulação pela cidade, principalmente durante esse momento em que a Copasa realiza obras numa das esquinas de maior circulação em todo o Município.
Edivaldo Melo fez questão de deixar claro que as mudanças propostas não se tratam de uma medida obrigatória, e sim uma orientação, uma sugestão que está sendo dada com o propósito de produzir mais fluidez no trânsito em toda a região das circunvizinhanças das obras, bem como desafogar os muitos gargalos existentes neste momento.
As principais mudanças sugeridas são as seguintes:
No Bairro Castro Pires
A Prefeitura propõe que os veículos que estiverem seguindo a partir da Turma 37 e Vila Santa Clara no sentido Bairro/Centro evitem continuar pela Rua José Augusto Faria, que, por sua vez deságua na Rua Floriano Peixoto mais à frente. Do mesmo modo, a Prefeitura sugere que quem estiver na Vila São João, ao invés de seguir para o Centro pela Rua Floriano Peixoto ou suas sucursais, que prefira usar a Rua José Augusto Farias até chegar à Rua Professora Glória Penchel, e, a partir dela, usar a Avenida Luiz Boali, que tem um trânsito muito mais rápido. Entenda melhor nas fotos abaixo:
Na Vila São João
A recomendação da Prefeitura, principalmente neste momento em que a Copasa está com obras na esquina da Avenida Getúlio Vargas com Rua Engenheiro Argôlo, é que a população evite o tráfego em vias que desaguam nas proximidades das obras da Copasa, onde o trânsito está lento. Para os moradores da Vila São João, por exemplo, a recomendação é que, para os que querem ir para o Centro, se evite descer pela Rua Floriano Peixoto. O ideal é que quem esteja trafegando na Rua Jovina Maria Salomé, por exemplo, vire à direita na Avenida Floriano Peixoto e, a partir dela, seguir o mesmo trajeto sugerido para os moradores do Bairro Castro Pires (vide parágrafo anterior) até à Avenida Luiz Boali, e de lá para o Centro. Mais detalhes nas fotos a seguir:
No Manoel Pimenta
Para os moradores da Região do Grande Veneta (Manoel Pimental, Lourival Soares da Costa, Bairro Mucuri, Vila Verônica, Teófilo Rocha e outros próximos), a Prefeitura, ainda visando remover todo o trânsito que deságua no local onde a Copasa está em obras, sugere que os veículos, para se dirigirem ao Centro da Cidade, prefiram fazer um desvio pela Rua Alípio Rodrigues, como demonstram as imagens abaixo:
No Marajoara
Ainda com o propósito de remover o fluxo de veículos da área onde a Copasa está realizando obras, a Prefeitura propõe aos moradores do Bairro Marajoara, bem como aos milhares de veículos que por ali transitam, que, quando estiverem descendo no sentido Bairro/Centro, optem por um desvio. O mais recomendável é virar à esquerda na esquina do Fórum, tomando a Rua Aniceto Alves de Souza até o seu final (veja mais detalhes nas imagens abaixo). No fim da rua, virar à direita na Rua Carlos Aberto da Cunha Mello, que passa atrás da UNIPAC, e continuar seguindo pela Rua Antônio Onofre até à antiga Praça do DNER, já bem próximo da Rodoviária.
Na região da Rua Padre Virgulino
O último gargalo é a região da Rua Padre Virgulino, já no Centro da Cidade, que é a via que mais tem absorvido o trânsito que é desviado do local onde a Copasa está em obras. A sugestão da Prefeitura é que quem esteja descendo das proximidades do Corpo de Bombeiros, na região da Teófilo Rocha no sentido Bairro/Centro, seja autorizado a desviar à direita na Rua Padre Virgulino até próximo à Rua Engenheiro Carvalho Borges, quando os veículos deverão tomar à esquerda e seguirem até à Avenida Getúlio Vargas. O mesmo vale para quem estiver na região do Supermercado Epa (antiga matriz do Supermercado Simões).
Nada definitivo
É importante lembrar que todas essas recomendações por parte da Prefeitura visam tão-somente ajudar a reduzir o enorme fluxo de veículos da região onde a Copasa está realizando obras, que é, sem sombra de dúvidas, uma das regiões mais movimentadas da cidade. Terminadas as obras, o trânsito deve voltar ao normal, apesar de a recomendação de sentidos permanecer visando melhorar o fluxo de veículos pelas ruas principais desta região da cidade.
IMPORTANTE FRISAR: Segundo a Copasa, as obras devem se estender até o dia 22 de maio.