— Por David Ribeiro Jr. —
TEÓFILO OTONI
O prefeito Daniel Sucupira (PT) gravou um vídeo que foi disponibilizado tanto em suas redes sociais quanto nas redes da Prefeitura contestando as informações que circularam pela cidade — e em todo o Estado — dando conta de que Teófilo Otoni é uma das cidades menos transparentes em matéria de gestão pública em Minas Gerais. A notícia foi inicialmente divulgada pelo jornal O TEMPO.
De acordo com a notícia, que foi inicialmente divulgada no dia 06 de abril, Minas Gerais, assim como já havia sido divulgado pelo MINAS REPÓRTER (leia mais aqui), é o Estado que está em primeiro lugar no ranking de transparência da Controladoria Geral da União (CGU) enquanto que Belo Horizonte, a capital do Estado, é a segunda pior capital brasileira em matéria de transparência.
Ainda de acordo com a reportagem:
“Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha, teve a pior pontuação da segunda edição do Escala Brasil Transparente. O município teve nota de 1,75 em dez, ficando na última posição. Entre os 19 itens de transparência ativa avaliados, o município não atendeu a 11 deles. No levantamento anterior, em 2019, a cidade teve nota de 4,96”.
Ao ser comunicado das informações que vinham sendo divulgadas a respeito da sua administração, o prefeito Daniel Sucupira tratou de imediatamente gravar um vídeo contestando as informações.
“Esse levantamento feito pela Controladoria Geral da União diz respeito às informações digitais, ou seja: aquelas informações que estão na página da Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni. Com relação aos itens avaliados… são 26 tópicos que são realizados… O Município de Teófilo Otoni cumpriu 20 pontos que foram demandados — e não 11, como divulga a matéria”, esclarece Daniel no vídeo.
Ainda segundo Sucupira, a Prefeitura de Teófilo Otoni tem o hábito permanente prestar todas as informações sobre a gestão pública rigorosamente em dia, e com a maior complexidade possível, aos órgãos de controle da gestão pública, como o Tribunal de Contas do Estado e da União, além de quadrienalmente prestar contas à Câmara Municipal.
Sucupira, depois da divulgação, explicou que ordenou a reestruturação imediata do site da Prefeitura para que as informações mais relevantes ligadas à transparência possam ser encontradas mais rapidamente, sem precisar de três, quatro ou mais cliques. E disse, ainda, que instituiu como prioridade do seu governo dar transparência absoluta aos atos administrativos.
Acompanhe o pronunciamento do prefeito no vídeo abaixo: