A Prefeitura de Teófilo Otoni, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inaugurou na manhã desta sexta-feira (21/07) o novo canil municipal, localizado na Rua Coronel Mário Cordeiro, 310, Bairro São Jacinto, anexo de onde funciona a 15ª CIA Ind. MAT de Polícia Militar.
Estrutura
O local conta com 11 baias, clínica veterinária, amplo balcão em que os animais recolhidos pelo Centro de Zoonoses passarão por triagem e acompanhamento veterinário. O canil será também área de passagem e coleta de animais de rua e ponto permanente de exames de leishmaniose.
De acordo com o setor de zoonoses, os animais saudáveis serão acolhidos no abrigo, vermifugados e passarão por banho para retirado de ectoparasitas e colocados à disposição para adoção. As entidades parceiras vão desenvolver campanhas para incentivar a posse responsável dos animais. Os bichos doentes receberão os devidos cuidados.
A solenidade de inauguração contou com toda a equipe de governo, secretários municipais, assessores, diretores, o vice-prefeito Dr. José Roberto Corrêa e o prefeito Daniel Sucupira.
Também estiveram no evento os vereadores Fábio Lemes, Gilson Dentista, Paulo Marreco, Tina, Gabriel Gusmão, Taquim da Sucam, Paulinho de Dona Naná e Filipe Costa. Representantes das ONG’s AMEMAIS e Lar de São Francisco estiveram presentes na solenidade.
O prefeito Daniel Sucupira falou do sentimento de poder inaugurar um local digno para retirar os animais das ruas. “É aqui que vamos colocar os animais que hoje estão no frio das ruas, tratá-los e disponibilizar para doação. Mais uma meta do nosso desafio foi cumprida aqui hoje. Somando a esse canil temos o nosso curral municipal que há mais de quatro anos vínhamos sofrendo com animais de grande porte nos canteiro das vias públicas, cavalos abandonados, muitos deles doentes e a cidade num descontrole com essa situação. Mas nós também cumprimos essa meta através da parceria com a Polícia Ambiental. Temos hoje um curral. E assim, vamos trabalhando para o bem da população e mantendo sempre o nosso compromisso do que foi estabelecido para o nosso governo”, destacou o prefeito.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Dr. José Roberto Corrêa, lembrou que o canil possibilitará a complementação da proteção da saúde dos animais. “Vamos atuar em parceria com as ONGs e em apoio às outras unidades do município. Essa foi mais uma promessa nossa de campanha que é realizada”, ressaltou.
Espaço vai ser usado em parceria
O Coordenador de Vigilância Ambiental, Joaniz Lopez, salientou que o novo Canil foi um compromisso firmado pelo prefeito Daniel Sucupira. “As parcerias com as entidades são importantes; temos o poder público municipal com o canil e a parceria da Polícia Ambiental e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente com o curral, todas na mesma área para facilitar. A população hoje tem um endereço fixo, sabe onde procurar e a quem procurar. Não tem mais aquele disparate de antigamente que você ia numa secretaria e em outra. Agora facilita porque está quase tudo num mesmo local. A população ganha agilidade no trâmite dos processos na questão de saúde, e é o que a população precisa. Resolvemos um grande problema que é ter um local apropriado para colocar os cachorros retirados das ruas”, concluiu Joaniz.
Carla Navarro, representante da ONG Amemais, salientou sobre a importância do novo Canil Municipal. “Na realidade, quando o prefeito Daniel Sucupira estava iniciando a campanha, ele nos fez uma pergunta de qual era a maior necessidade que nós tínhamos, e entre as demandas nós falamos que era a de ter um local apropriado para poder cuidar desses animais. Então, o Daniel foi eleito e nós estivemos com ele este ano no gabinete, e ele falou que faria realmente a construção do canil como havia prometido, e que estaria nos auxiliando para podermos fazer as feiras de adoções, castrações dos animais, e para conseguir diminuir essa quantidade de animais nas ruas. Muitos animais são vítimas de maus-tratos, outros doentes, e a grande maioria de abandonados. Nós temos trabalhado com animais doentes, temos entrado com medicações e recebemos todo o suporte dos profissionais da Prefeitura. Para nós, enquanto ONG, ficamos muito felizes com a estrutura recebida hoje nessa inauguração que vai facilitar muito o nosso trabalho. Sabemos que não vamos poder salvar todos os animais porque os animais requerem muitas despesas, mas vamos tentar fazer o máximo e estamos recebendo esse apoio da Prefeitura, o que é muito importante, já que nunca tivemos antes. No passado, quando reclamávamos, falavam que estava sendo seguido o protocolo e nunca fomos nem ouvidos, diferente desta nova Gestão”, frisou Carla Navarro.
(Fonte: Assessoria de Comunicação Social da PMTO)