Prefeito de Valadares e Aécio reforçam mobilização pela aprovação do projeto que amplia área da Sudene

Prefeito de Valadares e Aécio reforçam mobilização pela aprovação do projeto que amplia área da Sudene

O senador Aécio Neves reuniu-se, nesta terça-feira (20/03), com um grupo de prefeitos do Vale do Rio Doce e do Noroeste de Minas que foram a Brasília para fazer uma mobilização pela aprovação do Projeto de Lei 148/2017, relatado pelo senador, que prevê a inclusão de 82 municípios mineiros na área de atuação da Sudene. O projeto será debatido nesta quarta-feira (20/03) na Comissão e Constituição e Justiça do Senado (CCJ). Participaram do encontro, os prefeitos de Governador Valadares, André Merlo, de Dom Bosco, Iramaia Cordeiro, de Natalândia, Geraldo Magela Gomes, de Uruana, Ronaldo Morais, de Bonfinópolis, Donizete dos Santos, e os deputados Bonifácio Mourão e Caio Narcio. Foto: George Gianni/Divulgação

O prefeito de Governador Valadares, André Merlo, esteve com o senador Aécio Neves, em Brasília, nesta terça-feira (20/03), para reforçar a mobilização pela aprovação do Projeto de Lei 148, relatado pelo senador e que prevê a inclusão de Valadares e outros 81 municípios mineiros na área de atuação da Sudene. O projeto será debatido nesta quarta-feira (20/03) na Comissão e Constituição e Justiça do Senado (CCJ). O senador Aécio Neves garantiu ao prefeito seu empenho em conseguir o apoio dos membros da CCJ.

 “Como relator, defenderei essa importante reivindicação. Precisamos fazer Justiça aos municípios que ficaram excluídos da Sudene na ocasião da aprovação da Lei Complementar 125, há 11 anos. Atender essa demanda significa criar uma isonomia entre regiões muito parecidas do ponto de vista da sua realidade econômica e social”, afirmou o senador.

 O prefeito André Merlo, acompanhado de outros prefeitos e lideranças políticas, percorreu gabinetes de outros senadores para entregar um documento onde é explicada a importância da inclusão dos municípios na área da Sudene.

 “O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da nossa região vem caindo em comparação às regiões que têm os benefícios da Sudene. Precisamos de um equilíbrio maior. Nosso IDH já se equipara ao próprio Vale do Jequitinhonha. Nossa situação se agravou ainda mais depois da tragédia causada pela Samarco, que atingiu o Rio Doce e afetou nosso desenvolvimento. A gente espera que os parlamentares entendam que não é uma coisa partidária. É uma necessidade verdadeira e urgente”, afirmou o prefeito de Valadares.

 Dos 82 municípios a serem incluídos na área da Sudene, 75 pertencem ao Vale do Rio Doce. Os outros são das regiões do Mucuri, Noroeste e Central. O projeto de lei também prevê a inclusão de três municípios do Espírito Santo.

 Além do prefeito André Merlo, estiveram com o senador Aécio Neves os prefeitos de Dom Bosco, Iramaia Cordeiro; de Natalândia, Geraldo Magela Gomes; de Uruana, Ronaldo Morais; de Bonfinópolis, Donizete dos Santos, e os deputados Caio Narcio (federal) e Bonifácio Mourão (estadual).

(Pauta enviada para publicação por Imprensa PSDB)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.