Prefeitura de Governador Valadares faz campanha para incentivar doação de sangue

Prefeitura de Governador Valadares faz campanha para incentivar doação de sangue

No Hospital Municipal, são realizadas cerca de 400 transfusões por mês, mas só 1/3 é reposto no Hemominas; saiba como e onde doar

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta-feira (14) e aproveitando a data, a Prefeitura de Governador Valadares iniciou campanha nas redes sociais para reforçar o pedido para que mais pessoas sejam doadores no município.

De acordo com a Prefeitura, o Hospital Municipal realiza cerca de 400 transfusões de sangue por mês, mas nem sempre é possível repor o estoque consumido no Hemominas. A enfermeira Aparecida Paixão, responsável pelo Comitê Transfusional do hospital, explica que toda vez que é realizada uma transfusão, a família do doador é abordada para que haja novas doações de sangue para evitar baixo estoque. Em geral, apenas 1/3 das bolsas são repostas.

A enfermeira destaca que uma única doação pode salvar até quatro vidas, pois o material coletado é separado em diferentes componentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Requisitos

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade, e menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis ou com formulário de autorização.

Além disso, é preciso atender os seguintes requisitos:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial

Onde doar

A unidade do Hemominas de Governador Valadares atende cerca de 60 hospitais em mais de 50 municípios distribuídos no Vale do Rio Doce e Jequitinhonha. Para manter um nível seguro no estoque, são necessárias cerca de 40 doadores por dia, ou pouco mais de 800 doações ao mês.

Atualmente, a unidade está com baixo estoque nos tipos sanguíneos O negativo e A negativo, mas pessoas de todos os tipos sanguíneos são convidadas a serem doadores.

O endereço da unidade é na Rua Barão do Rio Branco, 707, no Centro. Outras informações pelo telefone (33) 3212-5800.

(Fonte: G1 Vales de Minas)



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.