O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta sexta-feira (14) e aproveitando a data, a Prefeitura de Governador Valadares iniciou campanha nas redes sociais para reforçar o pedido para que mais pessoas sejam doadores no município.
De acordo com a Prefeitura, o Hospital Municipal realiza cerca de 400 transfusões de sangue por mês, mas nem sempre é possível repor o estoque consumido no Hemominas. A enfermeira Aparecida Paixão, responsável pelo Comitê Transfusional do hospital, explica que toda vez que é realizada uma transfusão, a família do doador é abordada para que haja novas doações de sangue para evitar baixo estoque. Em geral, apenas 1/3 das bolsas são repostas.
A enfermeira destaca que uma única doação pode salvar até quatro vidas, pois o material coletado é separado em diferentes componentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.
Requisitos
Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade, e menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos responsáveis ou com formulário de autorização.
Além disso, é preciso atender os seguintes requisitos:
- Estar em boas condições de saúde
- Pesar no mínimo 50kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
- Estar alimentado
- Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial
Onde doar
A unidade do Hemominas de Governador Valadares atende cerca de 60 hospitais em mais de 50 municípios distribuídos no Vale do Rio Doce e Jequitinhonha. Para manter um nível seguro no estoque, são necessárias cerca de 40 doadores por dia, ou pouco mais de 800 doações ao mês.
Atualmente, a unidade está com baixo estoque nos tipos sanguíneos O negativo e A negativo, mas pessoas de todos os tipos sanguíneos são convidadas a serem doadores.
O endereço da unidade é na Rua Barão do Rio Branco, 707, no Centro. Outras informações pelo telefone (33) 3212-5800.
(Fonte: G1 Vales de Minas)