Foi iniciada, na tarde desta terça-feira (26) e prosseguiu até esta quarta-feira (27), a entrega do título de posse definitivo aos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida dos Conjuntos Habitacionais Parque das Acácias e Parque das Hortências, no bairro Viriato.
A entrega dos títulos está acontecendo no ginásio poliesportivo da Praça de Esportes, e, na terça-feira, contou com a presença do prefeito Getúlio Neiva, da secretária de Assistência Social e Habitação Eliana Amaral e representantes da Caixa Econômica Federal.
O conjunto habitacional do Viriato tem 580 casas e já está ocupado pelas famílias dos beneficiários do programa. As chaves foram entregues pelo prefeito Getúlio Neiva, em agosto de 2014.
De acordo com a secretária Eliana está é a última etapa de todo o processo que envolveu, desde o cadastramento dessas famílias até a entrega dos títulos de posse. “Em breve, vamos entregar mais 48 casas no Paulo Freire e ainda retomaremos as obras do São Benedito”, disse a secretária. Segundo Eliana Amaral, a Caixa informou que foi realizada uma nova licitação e uma nova empresa vai chegar à cidade para retomar e concluir a obra do São Benedito, com 762 casas.
Para o prefeito Getúlio Neiva a entrega dos títulos de posse é muito importante para qualquer família brasileira. Getúlio lembrou que o sonho do brasileiro é ter casa própria. “Ao contrário do americano, do europeu que prefere alugar casa, aqui no Brasil o sentimento de propriedade é muito forte. As pessoas querem ter um espaço que é seu e de sua família”, disse o prefeito. Neiva salientou que o Viriato não é o primeiro conjunto habitacional e não será o último. “Temos outro condomínio no São Benedito em andamento. Tivemos problema com a empreiteira e estamos negociando para retomar a obra. No passado, nós fizemos o Vila Felicidade com 255 casas, fizemos o Vila Vitória, o Pindorama, o bairro Funcionários. Todos eles visando esse objetivo: dar as pessoas a segurança de ter uma habitação. Isso é a tônica do meu governo, e, graças a Deus, eu dei sorte de poder ter feito ou poder estar aqui na Prefeitura ajudando a fazer aquilo que o governo federal, o governo do estado vêm fazer”, afirmou Getúlio Neiva. O prefeito salientou que Teófilo Otoni ainda precisa de mais 2 mil casas para corrigir o déficit habitacional e lembrou os esforços envidados para que nessa terceira etapa do Minha Casa, Minha Vida a Prefeitura possa se habilitar para a construção de mais 2 mil casas.
Uma crítica do prefeito sobre o modelo do programa é o fato de achar errado aglomerar muita gente num só local. Para ele isso é ruim. Getúlio revelou que tem uma proposta, já encaminhada à Caixa, de trabalhar de forma diferenciada. De usar os lotes já existentes na estrutura urbana, onde a pessoa já tem o seu lote, já tem a sua casa. Segundo o prefeito, a Caixa Econômica Federal tem um programa semelhante a esse, só que sem as vantagens do Minha Casa, Minha Vida. “A minha luta é pra tentar fazer que as vantagens do Minha Casa, Minha Vida, os subsídios que o governo federal aplica nesses programas de moradia sejam, também, pra quem já tenha o seu lote na estrutura urbana existente,e para evitar aquele custo adicional da estrutura que é meio a meio o valor da casa. E, às vezes, até mais que o valor da construção da própria casa. Você poderia dinamizar, ampliar, melhorar e dar ao brasileiro mais condições de moradia, com muito mais facilidade” finalizou.
(ASCOM-PMTO)