No último final de semana foi promovida na cidade de Buenos Aires, na Argentina, o evento “Cluster Mineiro Argentina Brasil” de estímulo à parceria entre os dois países para o incentivo do negócio da mineração na América Latina.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Teófilo Otoni, Ricardo Bastos Peres, participou, na condição de diretor-superintendente da Empresa Mineira de Explosivos (EMEX) do encontro ao lado do seu filho, o engenheiro químico Rafael Peres.
Ricardo Bastos fez questão de deixar claro que não participou da missão como presidente da Associação Comercial, e sim como empresário, tendo viajado com recursos próprios da sua empresa sem nenhum ônus para a ACE. Mas ressaltou: “É claro que, como um apaixonado pelo desenvolvimento socioempresarial da cidade de Teófilo Otoni, onde presido a nossa ACE, não poderia perder a oportunidade de divulgar uma das nossas bandeiras, que é o estímulo ao desenvolvimento industrial da nossa região, que apresenta um enorme potencial para a mineração, foco daquele encontro, sendo que Teófilo Otoni, a nossa cidade-sede, é internacionalmente conhecida como a “Capital Mundial das Pedras Preciosas”, explicou.
O encontro reuniu setores empresariais e de minério dos dois países, inclusive com a participação da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais Explosivos e Agregados (ABIMEX) como uma das entidades organizadoras, e da qual Ricardo Bastos é um dos diretores no Brasil, razão pela qual foi convidado a participar do encontro promovido em parceria com a Associación de Industriales de la Provincia de Buenos Aires (ADIBA).
Ricardo Bastos manteve encontros e reuniões com vários empresários dos dois países e aproveitou a oportunidade para convidá-los a conhecer a nossa região, que tem florescido bastante como um dos maiores potenciais de mineração de granito e outros minerais decorativos da América Latina.
“Espero, sinceramente, que os encontros que ali tivemos deem frutos e tenham resultados positivos que nos permitam ver alguns dos empresários com quem interagimos naquele encontro em nossa EXPONOR 2020. Além disso, seria muito importante podermos desenvolver parcerias com todas essas empresas, detentoras de tamanha expertise, para alavancar o segmento gemológico e de mineração em nossa região”, concluiu Bastos.
(Fonte: ACE)