O “Primeiro Festival do Livro” de Governador Valadares foi realizado neste sábado (14) no Centro Cultural Nelson Mandela. O evento busca reunir escritores, leitores, redatores, blogueiros e artistas da região para oficinas, rodas de conversas, palestras, debates e outras atividades que envolvam o mundo literário.
De acordo com o escritor e organizador do evento, Gabriel Alves, além de trazer novidade para leitores, o festival pretende firmar parcerias para que o mercado literário em Valadares seja mais acessível e receba mais incentivos. “Nosso objetivo com o Festival do Livro é explorar o nicho literário que temos, mas que não é explorado devidamente. Sabemos que existem várias pessoas que curtem ler e escrever e pretendem em algum momento da vida entrar no mercado literário mas que não recebem o devido apoio, por isso o evento vem trazer experiências para que essas pessoas se inspirem,” esclareceu.
Gabriel ainda contou que o ponto alto do Festival é a palestra ministrada pelo redator da saga “Turma da Mônica”, João Marcos. Além da palestra, são oferecidas cerca de 120 vagas para as oficinas de Circo, marketing digital para escritores e teatro. O Festival é gratuito e começa a partir das 10h.
Segundo o redator João Marcos, a palestra abordou a infância, as dificuldades que teve na escola por ser apaixonado pelo mundo das artes, carreira e quais foram as primeiras inspirações dele no decorrer da vida. “É uma oportunidade preciosa de contar um pouco os caminhos que percorri para realizar esse sonho que vem desde a minha infância e também falar sobre meus processos de trabalho e criação, além das possibilidades e algumas estratégias para quem sonha publicar nos dias de hoje,” ressaltou.
(Fonte: G1 Vales de Minas Gerais)