O consumidor deve ficar atento e ponderar na hora de comprar ovos de páscoa nesta época do ano em que a procura é específica, devido às comemorações da semana santa. O alerta é feito pela Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Teófilo Otoni).
A variação de preços além da orientação do que comprar, expondo a necessidade da população realizar pesquisa antes de finalizar as compras, dando atenção às promoções que os lojistas costumam fazer nos últimos dias que antecedem a data. De acordo com Rafael Gusmão, coordenador do Procon Teófilo Otoni, além da pesquisa de preço dos ovos de páscoa, há de observar a variedade e peso dos itens.
“Outro detalhe que precisa ser levado em conta é que as embalagens dos ovos de páscoa industrializadas ou artesanais devem ser claras e explícitas, incluindo informações como identificação do fabricante e importador, país de origem, prazo de validade, peso, composição e características, devendo sempre ficar atentos aos rótulos danificados ou ilegíveis”, informou.
Para os ovos de páscoa infantis, mais procurados nesta época e com variedade, é preciso prestar atenção, principalmente, nas embalagens, devendo, inclusive, apresentar o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), contendo assim, a identificação da faixa etária indicada e de forma alguma colocar no mercado de consumo qualquer produto em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes, pois esta é uma prática abusiva conforme preceitua o Código de Defesa do Consumidor.
(Fonte: ASCOM PMTO)