— Por David Ribeiro Jr.
No último dia 08 de setembro, domingo, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Teófilo Otoni realizou a sua convenção municipal, na qual elegeu a nova composição do diretório. A eleição foi importante para definir o comando da sigla durante as eleições 2020, que, segundo alguns analistas, devem ser as mais tumultuadas e aguerridas da recente história política da cidade.
O novo presidente eleito é o jovem advogado Guilherme de Castro, 31 anos, que atua como profissional do Direito na cidade e região, e, em especial, se destaca como assessor jurídico do Hospital O Bom Samaritano, já tendo ocupado, também, a assessoria jurídica da Câmara Municipal de Teófilo Otoni na gestão do presidente Fábio Lemes (2017-2018).
Guilherme é sobrinho do secretário municipal de Governo e ex-vereador Pio de Castro, que também já presidiu o partido na cidade, e foi coordenador regional da legenda.
Para muitos, a eleição de Guilherme representa uma retomada da Família Castro ao comando do partido, tendo em vista o histórico de lutas de Pio, sua esposa e filhos pelo PT local. Para outros, é uma legítima mudança de paradigma, já que Guilherme é, antes de tudo, um jovem antenado com a nova realidade social, profissional do Direito com algum destaque no currículo, apesar da pouca idade, e com um bom trânsito nas redes sociais.
Guilherme ainda apresenta duas outras qualidades que serão muito importantes, verdadeiros diferenciais, para comandar o partido nas eleições do ano que vem:
1. É jovem, e sabe se comunicar com os jovens. Isso é particularmente importante num momento em que a eleição pode ser definida pelo público abaixo de 40 anos, e que, atualmente, não sofre mais tanto a influência da família e dos amigos como antes. Contudo, esse mesmo público é muito influenciado pelas redes sociais, e Guilherme sabe se apresentar muito bem no ambiente virtual. Portanto, avaliando a situação por este prisma, foi uma boa escolha.
2. É advogado com bastante vivência na legislação eleitoral. Por que isso é importante? Nas eleições 2020… anote aí para cobrar depois… teremos uma verdadeira guerra política com troca de acusações e processos de todos os lados. Mais do que um presidente com capacidade de gerenciar e tocar a campanha, é importante que o partido tenha em seu comando pessoas entendidas em leis, o que é o caso de Guilherme.