— Por David Ribeiro Jr. —
Teófilo Otoni — O Hospital Santa Rosália (HSR) promoveu uma concorrida solenidade na sexta-feira (20/04), para inauguração de doze leitos de retaguarda para a Rede de Urgência e Emergência e implantação do Serviço Endovascular para o SUS com três leitos.
De acordo com a diretoria do Hospital, como ficou muito claro através do pronunciamento do interventor Reinaldo Damasceno, tal conquista só foi possível graças à atuação parlamentar do deputado federal Fábio Ramalho (MDB), atual vice-presidente da Câmara dos Deputados, mas que há anos vem se destacando como o parlamentar que, reconhecidamente, é quem mais trabalha em defesa da saúde pública na região do Nordeste Mineiro.
O interventor Reinaldo Damasceno ainda explicou que os novos leitos representam uma ampliação já prevista na rede de urgência e emergência definida desde 2011. O hospital já tinha esse direito desde então, mas foi a atuação de Fabinho Ramalho que acelerou o processo.
Serviço endovascular
Na data também foram abertos mais três leitos da UTI Cardiológica para expandir os serviços de cardiologia e angioplastia, e também se iniciou o funcionamento do novo serviço de cirurgia endovascular já habilitado pelo Ministério da Saúde. Esse serviço completa o credenciamento das cirurgias vasculares, que vai tratar os pacientes com tromboses, além da necessidade de cirurgias periféricas com as novas tecnologias de endopróteses.
“Hoje nós devemos agradecer muito o esforço do deputado federal Fábio Ramalho, que tem conseguido colocar recursos nesses dois anos que aqui estamos, e isso está mantendo o hospital aberto; mas a comissão interventiva tem a prerrogativa de buscar novos serviços que vão trazer recursos e garantir a sustentabilidade para o futuro do hospital, até que ele possa depender cada vez menos de novos recursos externos para o custeio”, explicou o interventor Reinaldo, que frisou, ainda, que novos recursos vão ser sempre bem-vindos e importantes para a ampliação, renovação de equipamentos, novos leitos e outros serviços, mas nunca mais para a sua sustentabilidade como foi no passado.
O deputado federal Fábio Ramalho, principal responsável por manter aberto o Hospital Santa Rosália, participou da solenidade. “Acho que é o meu dever e também um compromisso. O Santa Rosália este ano já recebeu quase R$ 25 milhões, mas mesmo assim ainda precisa de mais recursos. Eu já verifique com o Reinaldo e sei que ainda há várias dívidas remanescentes que são pagas mensalmente. O hospital precisa de mais recursos; o seu custeio é caríssimo e eu convoco toda a população para ajudá-lo. Como sempre tenho dito, o HSR atende a uma região de mais de 80 municípios e, por isso mesmo, reafirmo que os gestores dessas outras cidades também precisam ajudar. Nós já convocamos os prefeitos, presidente de todas as Câmaras, no sentido de que possam contribuir com recursos para o HSR”, explicou o deputado.
Atuação parlamentar
Assessores e pessoas mais próximas do deputado têm ressaltado que a atuação parlamentar de Fábio Ramalho tem conseguido recursos não somente para o HSR, mas para vários hospitais da região e de todo o Estado, além de outros importantes investimentos, como obras diversas. Recentemente foi recapeado o asfalto da BR-116, perímetro urbano de Teófilo Otoni, e também foram viabilizadas três passarelas para o trecho, que deverão ser construídas ainda neste ano.
Fabinho, como o parlamentar é mais conhecido em nossa região, também tem viabilizado emendas para ajudar a APAE e outras instituições. “Eu tenho feito o possível e o impossível. Convoco a todos para que façam o que estou fazendo, que é trabalhar. É o meu dever; não estou fazendo nada acima do meu dever; estou cumprindo o meu compromisso de deputado desta região, e todas as pessoas que por aqui foram votadas têm que cumprir o seu compromisso também”, finalizou Fabinho.
(Com informações do Diário Tribuna)